5 pontos para avaliar antes de pedir um empréstimo para a sua empresa

Finanças  /   / Por Mulheres Seguras  /  Por
0 comments

Investir no próprio negócio para ver as oportunidades crescerem e os processos acelerarem é o sonho de muitas empreendedoras. Quem está precisando de capital para colocar algum projeto em prática pode ver no empréstimo empresarial uma opção para viabilizá-lo.

Assim como essa verba pode ajudar a sua empresa a expandir as atividades, também pode ser importante para que ela saia de um momento difícil ou retome a lucratividade. Mas é importante lembrar que um empréstimo é uma dívida e, como todas elas, quando feito sem cuidado pode ter consequências devastadoras sobre as contas da empresa.

Antes de sair em busca de um credor, portanto, é preciso fazer uma avaliação consciente da situação financeira do seu negócio e decidir se essa é a única – e a melhor – opção para ela. Separamos alguns pontos a serem considerados para evitar que você complique sua situação financeira com uma dívida que saia do controle e prejudique os andamentos das atividades.

1- Estude a situação financeira da empresa

Antes de fazer um empréstimo, é imprescindível conhecer a fundo a situação financeira e a capacidade da empresa. Respeitar os seus limites é fundamental para não comprometer seriamente as finanças. Caso opte pelo empréstimo, você precisa estar consciente de que ele terá impacto sobre as suas contas e ter certeza de que a empresa terá condições de pagá-lo em algum momento.

Deixar as contas organizadas é importante também, pois esses dados serão fundamentais na hora de procurar um credor disposto a financiá-lo.

2- Avalie se você realmente precisa de um empréstimo

Para decidir se realmente essa verba é realmente necessária, é importante avaliar alguns pontos. Pergunte-se se essa é a melhor hora para investir no negócio, se você não tem outra opção de financiamento ou se não pode esperar mais um pouco e levar o projeto adiante com os próprios recursos da empresa sem endividá-la. O empréstimo não deve ser simplesmente a sua a primeira opção.

3- Identifique a finalidade do empréstimo

É preciso definir um objetivo específico para o dinheiro que se pretende tomar emprestado, ou seja, decidir com clareza onde aquela verba será empregada. Não ter foco e utilizar o dinheiro do empréstimo sem precisão é dar um tiro no pé.

4-  Faça um plano de negócios

Depois de definir para que você pretende usar o dinheiro, faça um plano detalhado do projeto. Assim, você poderá avaliar qual é o seu potencial de retorno, e decidir se ele realmente vale a pena. Para comprar um novo equipamento, por exemplo, é preciso ter certeza de que o investimento compensará financeiramente.

O plano de negócios é fundamental para que você possa avaliar se o seu projeto é viável, para definir do quanto precisará para executá-lo, e para convencer o credor de que tem condições de realizá-lo e entender qual é a modalidade de crédito mais indicada para esse caso. Só com muito planejamento é possível conseguir o resultado desejado.  

5- Pesquise as melhores condições

Se depois de pensar em tudo isso, você chegar à conclusão de que um empréstimo é a melhor opção, comece o seu processo de pesquisa. Estude as modalidades disponíveis no mercado para ver qual delas se encaixa melhor em seus planos. Há, por exemplo, empréstimos de curto e longo prazo, em bancos de desenvolvimento e linhas de empréstimo comum. Visite vários credores e analise as propostas. e fique sempre de olho no Custo Efetivo Total (CET) das operações. Assim, você terá uma noção real do quanto custará o empréstimo.

Seguindo esses pontos, se planejando e fazendo uma boa avaliação das suas necessidades e situação financeira, você vai conseguir chegar na decisão certa para o futuro da sua empresa.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos: Cinco passos para conseguir créditos para o seu negócio – Sebrae

6 Smart Reasons to Get a Business Loan –  Entrepreneur

Can Lending Technology Revive America’s Small Businesses?Harvard Business Review

Comentários

Posts Relacionados

Estabelecer e seguir metas é parte essencial do empreendedorismo. Elas nos ajudam a planejar o...

Você já trabalha há algum tempo como freelancer mas sente que está faltando alguma coisa? Em meio a...

Chegou aquele momento de renovar sua empresa ou ampliar o seu ambiente de trabalho. Qual o próximo...

Leave a Reply