Cinco dicas infalíveis para turbinar seu perfil no LinkedIn

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Você não faz nenhuma compra grande sem antes fazer uma pesquisa no Google? As pessoas também não contratam mais nenhum funcionário, ou firmam parcerias com profissionais sem antes fazer uma analisar o perfil do candidato no LinkedIn. Segundo um estudo feito pelo software de reputação em redes sociais norte-americano Reppler, 69% dos recrutadores entrevistados já rejeitaram candidatos após visitarem perfis em redes sociais, enquanto 47% afirmaram que, após receberem um currículo, acessaram também o perfil do candidato na internet. Como já exploramos aqui, o seu perfil no LinkedIn diz sim, muito, sobre você, e se ele não está passando a mensagem certa, pode comprometer relações importantes de trabalho na sua carreira.

Você está explorando ao máximo as oportunidades que o LinkedIn pode abrir para você e para o seu negócio? Siga essas dicas infalíveis para turbinar seu perfil:

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1. Foto, headline, URL: A primeira impressão é a que conta

Não subestime o poder da primeira impressão. Uma foto desatualizada ou com baixa qualidade pode passar a impressão de falta de profissionalismo e cuidado. A foto tem que apresentar você da maneira que iria para uma reunião importante com um potencial investidor ou parceiro, ou com um recrutador de um emprego de alto nível. Se for o caso, invista em uma sessão de fotos profissionais com um fotógrafo. Outros detalhes importantes que aumentam a chance do seu perfil aparecer em buscas são a URL – personalize a sua para ter o seu nome, e não o padrão que é uma série de números – e sua headline. A headline é o primeiro texto que quem visita seu perfil lê. Ela não deve ser seu cargo atual, e sim resumir em poucas palavras o que você tem a oferecer. Pense nela como o pitch que vende uma empresa para um investidor.

2. Mantenha o perfil sempre atualizado

Parece básico, mas você se surpreenderia com a quantidade de profissionais em cargos de liderança que não têm seus cargos atualizados no LinkedIn. Além de manter seu cargo atualizado, e posições antigas preenchidas de maneira completa, é essencial que você tenha  suas atribuições também em dia. Pode ser que aquela atividade que você fazia no seu emprego antigo seja o que convença alguém a apostar na sua experiência. Lembre-se de que o LinkedIn precisa representar você como profissional – seu perfil está refletindo todas as suas habilidades e experiências?

3. Seja ativa no LinkedIn

O LinkedIn pode ser uma ótima ferramenta para construção de imagem pessoal e para fortalecer a sua presença nas buscas do Google. Se você está começando um negócio, ter essa preocupação é essencial para atrair potenciais parceiros, funcionários, investidores e até clientes – nessa fase, pode ser até mesmo interessante investir em uma conta Premium. No entanto, uma maneira simples de se manter visível no LinkedIn de contatos em potencial é simplesmente ser ativa na rede. Curta e comente em posts, compartilhe links relacionados com a sua área profissional, divida conquistas e aprendizados da sua carreira e, se você se sentir confiante, experimente publicar um artigo próprio. Inspire-se com essa seleção do LinkedIn dos melhores artigos escritos na rede no Brasil.

4. Não subestime o valor das recomendações

Visite um número grande de perfis e você vai ver um padrão: muitas competências (aquela lista de habilidades que são votadas por conexões na rede) e poucas – ou às vezes nenhuma – recomendação. Seja por vergonha de pedir recomendações, ou por subestimar a relevância delas no perfil, os usuários deixam as recomendações por escrito em segundo plano, mas a impressão que elas causam faz toda a diferença para quem está analisando seu perfil. É como a atenção que você dá às avaliações de hóspedes antes de escolher a hospedagem em um site de hotéis. Que tal trocar recomendações com aquela amiga empreendedora que já trabalhou com você?

5. Siga e fale com as pessoas certas

O LinkedIn é também um ótimo lugar para fazer networking e aprender coisas novas. Siga empresas e profissionais de influência na sua área de trabalho: além da sua timeline passar a trazer mais notícias e descobertas interessantes, ver que você se interessa por buscar conhecimento pode ser um fator a seu favor ao atrair novas conexões. Além disso, participe e interaja em grupos de profissionais. Quem sabe você não encontra a sócia que você está procurando nesses locais?

Para você se sentir mais segura:

Como fazer sua empresa aparecer na internet – Mulheres Seguras

9 Surefire Ways to Boost Your LinkedIn Profile When You Only Have 10 Minutes – The Muse

LinkedIn Top Voices 2018: Influencers Brasil – LinkedIn

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