Cinco passos para conseguir crédito para o seu negócio

Estratégia, Finanças  /   / Por Mulheres Seguras  /  Por
0 comments

Pode ser a demanda que aumentou e mostrou a você que o negócio pode crescer ainda mais. Pode ser uma máquina antiga, precisando ser trocada por outra mais moderna e eficiente para acelerar a produção. Crédito para a empresa é um assunto que, mais cedo ou mais tarde, passa pela cabeça de quem está empreendendo. Antes de mais nada, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para que a experiência seja positiva. Veja esses cinco passos para fazer as melhores escolhas quando o assunto é crédito para o seu negócio.

CONTINUAR LENDO

1. Analise a necessidade de crédito
Tenha um objetivo preciso: compra de equipamentos, de matéria-prima, reforma para aumento da estrutura física, etc. Pegar dinheiro emprestado é contrair uma dívida e pagar juros por ela. Dependendo do caso, vale mais a pena fazer uma poupança para conseguir o valor que você precisa do que pedir um financiamento.

2. Pesquise e escolha a instituição financeira
As condições do empréstimo, como custos, prazos e limites, podem variar muito de banco para banco. Pesquise bastante sobre as opções de crédito e identifique a que mais se enquadra na sua necessidade. As condições melhores costumam ser as linhas de financiamento para compra de equipamentos, com taxas mais atrativas, além de um período de “carência” antes do início do pagamento.

3. Analise os fatores de restrição
Emprestar dinheiro para negócios é também um risco para as instituições financeiras. Por isso elas costumam ter fatores de restrição às empresas que desejam utilizar suas linhas de crédito. Informe-se sobre elas e veja se está em condições de oferecer o exigido. Um bom histórico de relacionamento com a instituição também conta pontos nessa hora.

4. Faça o plano de negócios
Você precisa mostrar à instituição que é uma empresa financeiramente viável e de que tem planos claros de como irá pagar a dívida contraída. A melhor forma de fazer isso é elaborar um plano de negócios. Muitas vezes, a própria instituição tem um modelo ou ferramenta própria, como um questionário com itens a preencher, e o plano precisa ser feito assim. Informe-se a respeito.

5. Dê entrada no pedido de financiamento
Com toda a documentação em mãos, é hora de fazer seu pedido de financiamento. Nos bancos, em geral, é o gerente de pessoa jurídica quem conversa com você. Entregue todos os itens solicitados e aguarde o retorno sobre a liberação ou restrição ao financiamento. Às vezes, uma negativa acontece porque uma das exigências não foi cumprida. Não desanime. Veja o que pode fazer e tente novamente, quando a restrição tiver sido corrigida.

Seja para aliviar em um momento complicado, ou para investir em um novo serviço, o crédito pode ser um ótimo caminho para impulsionar o seu negócio. Tenha essas dicas em mente para tomar esse passo com mais segurança.

 

Para você se sentir mais segura:
Crédito: pense bem antes de contratar – SEBRAE
7 linhas de crédito para investir em uma pequena empresa – Guia Empreendedor

RECOLHER

 

Comentários

Posts Relacionados

Como saber se a sua ideia de negócio é viável? Quais perguntas se fazer para testá-la? Onde...

Abrir o próprio negócio vai além de ter uma boa ideia, ferramentas e o investimento inicial para...

A época de férias escolares e recessos de final de ano traz alguns contratempos para quem tem um...

Leave a Reply