Como a diversidade pode beneficiar sua empresa

Gestão de Pessoas  /   / Por Pedro Antunes  /  Por
0 comments

Já prestou atenção nas pessoas que trabalham com você? Já pensou em quão diversa sua equipe é? Diferentes idades, personalidades e experiências trazem uma maior gama de visões para uma empresa. Por isso, se você já tem ou pretende começar um empreendimento, mesmo que seja pequeno, pense nos benefícios de ter uma equipe diversificada. Afinal, cada pessoa traz algo inovador, inusitado ou inesperado para o trabalho. E isso só melhora o seu negócio.

Homens e mulheres juntos melhoram o trabalho da equipe

Já falamos aqui no Mulheres Seguras sobre a presença de mulheres no mercado de trabalho e como os cargos mais altos acabam ficando com homens em grandes organizações. Você, empreendedora, pode mudar essa realidade, mas isso não quer dizer que deva contratar apenas mulheres. Afinal, a palavra de ordem é diversidade. Use seu poder para dar oportunidades para mulheres e homens que, em uma equipe, trabalharão juntos para o sucesso da empresa.

Uma pesquisa realizada pelos professores Anita Woolley, da Carnegie Mellon University, e Thomas W. Malone, da MIT Sloan School of Management, mostrou que a inteligência coletiva de um grupo não está relacionada ao QI individual de cada membro, mas que se esse grupo tiver mais mulheres, a inteligência coletiva aumenta. Isso é apenas um exemplo de como, quando um grupo de pessoas se torna mais variado, aumenta a sua capacidade de ter boas ideias.

Gerações unidas, experiências acumuladas

No entanto, é importante considerar toda a experiência que alguém mais maduro pode trazer para o trabalho. Assim como a curiosidade, disposição e novas ideias que uma pessoa que está começando a carreira pode oferecer. Em seu TED Talk, a fundadora do Stanford Center for Longevity, Laura Carstensen, diz que a idade traz sabedoria, expertise, e melhorias no aspecto emocional. Ela fala também que pessoas mais velhas são mais felizes. E qual ambiente de trabalho não se beneficia com funcionários felizes?

Além da felicidade e da experiência, existem várias outras vantagens de contratar pessoas mais velhas. Normalmente, um funcionário de mais idade traz características como dedicação, pontualidade, honestidade, organização e, claro, maturidade. Todos esses aspectos ainda servem para inspirar os colegas mais novos, e dar exemplo de profissionalismo e de trabalho bem feito. Não desvalorize os cabelos grisalhos e a experiência, mas também não deixe de lado a empolgação dos jovens.

Quanto mais diversidade, melhor

Homens, mulheres, jovens ou mais velhos, negros, brancos: todos têm muito a oferecer. Além disso, se você tiver uma empresa com essa diversidade de funcionários, provavelmente seus clientes vão se identificar e valorizar ainda mais o seu trabalho. E os próprios funcionários podem aprender com as experiências, conhecimentos e vivências uns dos outros. Por isso, quando for selecionar sua equipe, tenha em mente o que cada pessoa pode acrescentar ao ambiente de trabalho.

A diversidade só traz benefícios para sua empresa, que terá uma equipe cheia de ideias, visões e competências diferentes. Se ainda não formou sua equipe, considere esses fatores na hora do recrutamento. Você, sua empresa e seus funcionários só têm a ganhar.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigo: How to Approach the Generation Gap in the Workplace – The New York Times

When It Comes to Age Bias, Tech Companies Don’t Even Bother to Lie – Dan Lyons

Livro: Disrupted: My Misadventure in the Start-Up Bubble – Dan Lyons

Comentários

Posts Relacionados

Você está prestes a abrir sua empresa, mas falta algo: a contratação dos funcionários. Selecionar...

Ganhar novos clientes e fidelizar os que sua empresa já possui devem ser objetivos constantes e,...

Quais são as suas prioridades enquanto empreendedora? Não é fácil responder essa pergunta, certo?...

Leave a Reply