Como administrar o crescimento da sua empresa

Estratégia, Finanças  /   / Por Mulheres Seguras  /  Por
0 comments

Em momentos de crise, muita gente procura o empreendedorismo por necessidade. A dificuldade de se recolocar, aliada com o desejo de ser dona do próprio negócio, são fatores poderosos que têm levado muitas mulheres a empreender.

No entanto, não basta somente a vontade de abrir uma empresa. Segundo dados do IBGE, metade dos empreendimentos brasileiros fecham as portas em até quatro anos. Porém, a crise pode também trazer muitas oportunidades, como mostramos neste texto, desde que você esteja preparada não somente para o lançamento do negócio, mas também para o crescimento dele.

Momentos de transição devem ser muito bem planejados, especialmente pelo viés financeiro, para você poder crescer sem sofrimento. Separamos algumas dicas para te ajudar a fazer a sua empresa crescer de forma sustentável e com planejamento.

Tenha clareza nos seus objetivos

Empresas que crescem muito rápido sem estratégia podem também acabar implodindo de forma veloz. Por isso, é importante traçar objetivos e metas de curto, médio e longo prazo. Desta forma, você sabe em qual direção a empresa deve ir e consegue diferenciar os projetos importantes dos desnecessários.

Estabeleça metas

No livro Mais Rápido e Melhor, o jornalista Charles Duhigg (autor do best-seller O Poder do Hábito) argumenta a importância das metas forçadas, que parecem distantes, quase impossíveis, e metas SMART, utilizada por diversas companhias. Elas precisam ser específicas, mensuráveis, realistas, atingíveis e que caibam em um cronograma.

Com seus objetivos em vista, você estabelece metas forçadas, que te ajudam a nortear o trabalho. Uma meta forçada pode ser o desenvolvimento de um novo produto, por exemplo. Já as metas SMART, também importantes, seguem os seguintes passos:

  • Específica: você determina quais serão os atributos do produto.
  • Mensurável: você precisa poder estabelecer os critérios para avaliar o desempenho.
  • Atingível: você precisa determinar os recursos e tempo disponíveis para a tarefa.
  • Realista: você precisa encaixar estes passos na sua agenda.
  • Ter um cronograma para os próximos meses, até atingir seus objetivos.

Aprenda a ler os números

Você não precisa fazer aulas de contabilidade, nem montar o balanço patrimonial da empresa sozinha. No entanto, você deve estar confortável para ler os dados e números da empresa, de forma a poder tomar as melhores decisões para o negócio. Para isso, contrate uma pessoa confiável para ficar na área financeira da empresa e dedique tempo para ler os relatórios e acompanhar os dados. Esta é a melhor forma de poder tomar decisões. Junto com a sua equipe do financeiro, você deverá focar nos quatro pontos a seguir:

  • Ter um orçamento;
  • Acompanhar o fluxo de caixa;
  • Tomar decisões de investimento no negócio e compras baseadas nos números;
  • Planejar o custo dos funcionários.

Todos esses passos são fundamentais para sustentar o crescimento da sua empresa, e para que o seu negócio seja lucrativo e dure por muitos anos.

 

Para você se sentir mais segura:

Livro: Mais Rápido e Melhoro jornalista Charles Duhigg

Artigos: How to manage the growth of your business efficiently – The Guardian

4 Essential Steps to Managing Growth – Inc.

How To Manage Your Startup’s Fast Growth – Fast Company

Comentários

Posts Relacionados

Você já parou para pensar na quantidade enorme de mudanças que presenciamos nos últimos anos? Não é...

Não existe momento melhor para tirar os projetos do papel do que o início de um novo ano –...

O empreendedorismo feminino é um movimento importante para a independência e o empoderamento das...

Leave a Reply