Como começar um e-commerce?

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A ideia de abrir uma loja virtual já deve ter passado pela sua cabeça muitas vezes. Vender mais, aumentar sua base de clientes e chegar ao Brasil inteiro com seus produtos: tudo isso você consegue abrindo o seu e-commerce. Mas as dúvidas sobre esse assunto também são muitas: como receber os pagamentos? Como tornar sua loja conhecida? Como faço se alguém não pagar? Se você quer dar os primeiros passos no comércio virtual e não sabe por onde começar veja esse guia que preparamos para se sentir segura nesse novo capítulo dos seus negócios.

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Escolha uma plataforma
Comece escolhendo uma plataforma para montar sua primeira loja virtual. Você pode criar seu próprio e-commerce, usando uma plataforma como Shopify ou Wix, para facilitar a criação do site. Também existe a opção de trabalhar no modelo de marketplace colocando sua loja dentro de grandes sites como Mercado Livre, para produtos em geral, e Elo7, para artesanato. A vantagem do marketplace é que estar ao lado do nome de grandes redes dá mais confiança ao comprador final, e o trabalho de implementação é bem menor para você. Esse modelo oferece uma estrutura pronta para apresentar seus produtos, em troca de uma comissão nas vendas.

Pagamentos e segurança
Outra vantagem de escolher uma plataforma pronta é que, em geral, elas já têm integração com um intermediador de pagamento que fica responsável pelas transações feitas com cartão ou boleto. O intermediador cobra uma taxa por transação mas é um investimento que vale a pena porque eles assumem o risco de fraude – proteção importante no caso de uma compra feita com um cartão roubado, por exemplo.

Conquiste seu cliente
Com a sua loja virtual em mãos, a primeira tarefa é produzir boas fotos e descrições do seus produtos. São eles que “vendem” quando alguém acessa a sua loja virtual. Sempre que possível, tenha produtos que se diferenciem da concorrência. Com eles é mais fácil fazer com que os clientes percebam o valor do que compram e queiram voltar à sua loja. Foco no atendimento ao cliente: responda com velocidade todas as mensagens que receber através da loja. Todas as vendas em uma plataforma virtual são avaliadas e vão criando uma reputação favorável ao seu negócio. Esse é o seu primeiro e principal cartão de visita online.

Logística e frete
Venda realizada? Hora de enviar o produto. Trate cada envio com carinho, e especial cuidado com a embalagem e possíveis “mimos” que você pode colocar dentro da caixa.
Esse assunto é muito importante porque impacta: um bom serviço vai resultar em cliente satisfeito e disposto a falar bem de você por aí. Um mau serviço gera exatamente o contrário. Você pode enviar a compra pelos correios ou por transportadoras. As plataformas prontas oferecem ao cliente calculadoras de frete que dirão quanto custa o envio e o prazo médio para que ele receba o produto. Quanto mais transparente, melhor.

Use mídias sociais para divulgar sua loja
As redes sociais são um meio mais rápido – e barato – para divulgar sua loja na internet. Tenha uma página no Facebook, Instagram e ou Twitter do seu negócio. Um ótimo meio de trazer pessoas para a sua página ou perfil é postar conteúdo relevante para o público que você quer atingir. Por exemplo, se a sua loja vende produtos para mães e bebês, compartilhe artigos que falem sobre criação de filhos e gerar conversas a partir da sua página. Se a sua loja é um boutique para cães, seu Instagram pode ter sempre fotos dos seus clientes peludos vestidos com as roupinhas que você faz. Seja criativa e boas vendas!

 

Para você se sentir mais segura:
Como abrir uma loja virtual – Sebrae
Como montar uma loja virtual passo a passo – E-commercebrasil
5 dicas para abrir um e-commerce de sucesso – Pequenas Empresas Grandes Negócios
A experiência de duas mães no comando de uma loja virtual – GooGooBaby

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