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Que uma empresa precisa estar presente nas redes sociais já é, com certeza, notícia velha para você. Com 45% da população brasileira ativa em redes sociais, somos os maiores usuários desses canais na América Latina – e um dos públicos mais importantes do mundo para eles. Se está começando um negócio, redes sociais como o Facebook são um ótimo lugar para ficar conhecido e atrair clientes. Mas é aí que vem o desafio: como passar da mera presença na internet para um perfil admirado pelos seus seguidores?

Esse é o desejo de todas as marcas, mas, só algumas conseguem alcançar esse posto. Além disso, como na internet as coisas se espalham muito rapidamente, basta um passo em falso para perder esse privilégio. Se o seu empreendimento ainda é novo, você está na vantagem: sua empresa tem todo um caminho pela frente para construir sua reputação e conquistar o coração dos consumidores. Siga as nossas dicas para percorrer essa trilha da melhor forma possível:

Vá além das expectativas dos seus clientes (na internet e fora dela)

Oferecer o que seu público quer é básico. Você passa a se diferenciar da concorrência quando surpreende – seja pelo preço ou por oferecer serviços que os consumidores não encontram em um estabelecimento como o seu. Perceba que ainda não estamos falando em internet, e isso não é por acaso. Uma comunidade de fãs não se constrói apenas online: seu comportamento nas redes sociais precisa estar alinhado ao atendimento excelente no contato presencial, ou sua marca nunca vai alcançar a admiração do público.

Invista em engajamento

Como alcançar essa admiração nas redes sociais? O segredo está em uma palavra: engajamento. Muitas marcas se preocupam apenas em aumentar o número de curtidas e seguidores em suas páginas, mas sua atenção precisa estar em outros números. De nada adianta ter 5 mil seguidores no seu Facebook, se suas postagens não engajam seus clientes, ficando com apenas poucas curtidas e comentários. O engajamento é o índice que mede o relacionamento e as interações que os fãs têm com a sua marca, e pode ser monitorado na ferramenta de estatística do próprio Facebook. Também é possível impulsionar o crescimento dos seus índices de engajamento criando anúncios.

Faça conteúdo de qualidade

É com conteúdo interessante e útil que você consegue fazer com que clientes voltem à sua página e com que as pessoas marquem os amigos e familiares nos comentários dos seus posts. Aposte em textos bem escritos e em fotos atrativas e com boa qualidade – aqui no Mulheres Seguras nós demos algumas dicas para você conseguir fazer isso de forma fácil –, e compartilhe dicas ou links que tem a ver com o que você acredita, com o seu negócio e podem ser agregar aos seus clientes.

Conheça seu público

Mas para criar conteúdo que interessa aos seus fãs é preciso, antes de tudo, conhecer o seu público – tanto dentro quanto fora da internet. Tenha clareza de que público você quer atingir para sua empresa, para fazer posts relevantes para essas pessoas, e monitore se seus seguidores nas redes sociais são realmente parte desse núcleo – você pode acabar se surpreendendo e aprendendo que o seu público-alvo é diferente do que imaginava. Assim que tiver definido quem precisa atingir para continuar crescendo sua comunidade de fãs, não deixe de fazer anúncios segmentados, como os do Facebook.

Seja qual for o seu público ou o seu negócio, a melhor maneira de conquistar a admiração dos seus clientes é colocá-los em primeiro lugar. Estude-os, surpreenda-os, converse com eles, invista neles.

 

Para você se sentir mais segura:

O que é mesmo engajamento? – Marketing de Conteúdo

The 5-Level Approach to Building a Community of Fans for Your Business – Entrepreneur

8 Ways To Engage Better With Your Customers – Forbes

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