Como estabelecer as metas certas para a sua empresa

Estratégia, Finanças  /   / Por Aline Mello  /  Por
0 comments

Estabelecer e seguir metas é parte essencial do empreendedorismo. Elas nos ajudam a planejar o futuro – a curto ou longo prazo – de uma empresa e são ótimas ferramentas para motivar e guiar equipes em meio a rotina do trabalho. Mas estabelecê-las é um grande desafio, especialmente se você é uma empreendedora de primeira viagem.

Por onde começar? Como saber quais são as metas ideais para você? Como ter certeza de que você não deixou nada de lado? Nós temos algumas dicas para ajudar você a responder essas perguntas com mais clareza e enfrentar a tarefa com mais confiança:

Tenha clareza de quais são seus objetivos

Antes de escrever uma lista de metas que você quer alcançar no próximo ano, reflita sobre o objetivo maior do seu negócio, o porquê da sua empresa existir. Ou seja, as metas precisam estar conectadas com a missão do projeto – se você ainda não definiu a sua, leia essa minidica.

Longo prazo x curto prazo

Um planejamento bem estruturado é composto por metas de diferentes níveis. Em primeiro lugar, defina as metas macro, aquelas que vão levar você, no futuro, a alcançar a sua missão. Estas costumam ser de longo prazo: algo que você planeja alcançar em três ou quatro anos. Pode ser um objetivo de melhoria de serviço, ou aumentar o número de funcionários, clientes ou lucro em certa porcentagem, por exemplo. A partir dessa meta, se desdobram outras, de curto prazo, que você precisa cumprir para alcançar seu objetivo final.

Por exemplo: a meta de longo prazo é dobrar o tamanho da sua empresa. Em cima disso você cria outras metas, como prospectar novos clientes na sua área de expertise, contratar novos funcionários ou investir na capacitação deles. Detalhe importante: todas as metas devem ter prazo definido, seja ele um mês ou cinco anos.    

Não deixe nenhuma área de lado

Para um planejamento bem formulado, o ideal é pensar em metas para todas as áreas da empresa. Uma técnica simples que pode ajudar você a fazer um planejamento mais completo é dividir as metas em três grupos: Ter, abrangendo os bens que você quer adquirir; Ser, no que você quer que sua empresa se torne; e Fazer, ações que você quer cumprir.

Seja SMART

Outro truque bastante usado na administração para construir metas bem estruturadas é chamado de SMART, um mnemônico que, em inglês, lembra as pessoas de cinco características intrínsecas a uma meta, especialmente no que diz respeito às metas de curto prazo.  Ela precisa ser: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Na hora de definir suas metas tenha em mente esse quinteto.

Já está se sentindo mais segura para criar as suas próprias metas? O processo pode ser um pouco demorado, mas, acredite, é um tempo bem investido. Esse momento ajuda você a organizar ideias e seguir investindo no futuro do seu negócio com mais motivação. Mas atenção: não se esqueça das metas ao longo do ano. Aplique elas no seu dia a dia e envolva toda equipe na busca pelos objetivos da empresa. Com todos trabalhando juntos, fica mais fácil alcançar os seus sonhos de empreendedora.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos: Sua meta é específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal? – Portal Administradores

How to set business goals – Inc.

6 Ways To Achieve Any Goal – Forbes

Comentários

Posts Relacionados

Você virou noites planejando o negócio dos seus sonhos, até que o colocou no mercado e percebeu que...

Aumentar carteira de clientes e apostar em novos públicos é importante para o crescimento de um...

Desde que decidiu abrir sua empresa, você já pensou, planejou e avaliou muita coisa. Mas já parou...

Leave a Reply