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Já faz algum tempo que a rotina em escritórios, com horário definido e registro de ponto não é mais considerada sinônimo absoluto de produtividade. Várias empresas estão alterando seu modelo de trabalho, flexibilizando horários e adotando o home office, sem perder produtividade e, muitas vezes, com funcionários mais dedicados e satisfeitos. Claro que, para que tudo funcione, é preciso definir algumas regras com quem trabalha na sua empresa.

De certa maneira, ao adotar o home office, cada funcionário se torna um pouquinho chefe. Afinal, cabe a eles organizar tarefas, cumprir prazos e suprir as demandas no horário em que estão trabalhando. Para isso, é preciso que haja diálogo e confiança entre você, empreendedora, e seus empregados. E caso também trabalhe de casa, há maneiras de tornar o dia a dia mais produtivo e agradável. Preparamos umas dicas para ajudar:

Tenha um local só para o trabalho
A ideia de estar em casa, mesmo nas horas de trabalho, pode dar a impressão de que você pode produzir em qualquer canto: na cama, no sofá, na cozinha. Mas ainda assim, é preciso separar o espaço exclusivo do profissional. Assim, consegue se dedicar ao trabalho quando precisar e manter tudo organizado em um local específico. Além de confortável, escolha uma sala com boa iluminação, que seja silenciosa e longe de distrações.

Preste atenção no horário
O home office permite que você não fique presa a horários, mas manter uma certa rotina no seu dia ajuda bastante. Mesmo trabalhando de casa, programe um intervalo para almoçar e uma hora para encerrar o expediente. Analise os compromissos que você tem fora de casa. É ótimo ter flexibilidade no horário de trabalho, mas também é preciso cumprir todas as tarefas do seu dia, pessoais e profissionais. Fique atenta para o trabalho não tomar conta do seu dia.

Esteja acessível
E-mails e mensagens precisam ser respondidos em tempo hábil. Seja pontual em reuniões e esteja presente – mesmo que virtualmente – no dia a dia com os funcionários. A chave para isso é organizar sua agenda, separar um tempo para responder aos seus parceiros, sócios ou empregados. Assim, mesmo de casa, você mantém o controle da empresa.

Coordene sua equipe
Se todo mundo na sua empresa trabalha em home office, talvez seja preciso realizar algumas reuniões. Mesmo sem o contato constante, você precisa saber como andam as tarefas, os prazos e as demandas do seu negócio. Para isso, basta marcar reuniões rápidas periódicas – por Skype, Zoom ou outro programa de sua preferência –, como se fosse uma reunião de pauta. Isso ajuda a mantê-la atualizada sobre o trabalho da sua equipe e permite que seus funcionários tirem dúvidas ou peçam uma mãozinha antes de começar um trabalho. Apostar em softwares de chats como Slack e apps de gerenciamento de tarefas em grupo são ótimos recursos para manter todos em sintonia.

Para quem ainda tem dúvidas sobre o trabalho remoto, um estudo realizado pela Polycom mostra que o home office veio para ficar. Chamado “The Changing World of Work: A Global Survey”, a pesquisa apontou dados como: apenas 23% dos entrevistados disseram que não têm flexibilidade de horário; e ¾ dos entrevistados trabalha com pelo menos uma pessoa que não fica regularmente em um escritório. Sobre produtividade, a pesquisa mostra que o lugar não é um fator determinante. Entre os entrevistados, 64% disse que pode trabalhar em qualquer lugar para ser mais produtivo.

Claro que a escolha do modelo de gestão varia em cada empresa e, nesse caso, depende de você, empreendedora. Mas é importante saber que o home office não vai afetar a produtividade da sua equipe, nem os resultados da sua empresa. Lembre-se dos benefícios práticos, como o tempo e os gastos com transporte, não se preocupar com o que está vestindo (a menos que tenha alguma reunião com vídeo), além da possibilidade de realizar tarefas de casa e estar na companhia dos filhos enquanto trabalha.

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