0 comments

Já faz algum tempo que a rotina em escritórios, com horário definido e registro de ponto não é mais considerada sinônimo absoluto de produtividade. Várias empresas estão alterando seu modelo de trabalho, flexibilizando horários e adotando o home office, sem perder produtividade e, muitas vezes, com funcionários mais dedicados e satisfeitos. Claro que, para que tudo funcione, é preciso definir algumas regras com quem trabalha na sua empresa.

De certa maneira, ao adotar o home office, cada funcionário se torna um pouquinho chefe. Afinal, cabe a eles organizar tarefas, cumprir prazos e suprir as demandas no horário em que estão trabalhando. Para isso, é preciso que haja diálogo e confiança entre você, empreendedora, e seus empregados. E caso também trabalhe de casa, há maneiras de tornar o dia a dia mais produtivo e agradável. Preparamos umas dicas para ajudar:

CONTINUAR LENDO

Tenha um local só para o trabalho
A ideia de estar em casa, mesmo nas horas de trabalho, pode dar a impressão de que você pode produzir em qualquer canto: na cama, no sofá, na cozinha. Mas ainda assim, é preciso separar o espaço exclusivo do profissional. Assim, consegue se dedicar ao trabalho quando precisar e manter tudo organizado em um local específico. Além de confortável, escolha uma sala com boa iluminação, que seja silenciosa e longe de distrações.

Preste atenção no horário
O home office permite que você não fique presa a horários, mas manter uma certa rotina no seu dia ajuda bastante. Mesmo trabalhando de casa, programe um intervalo para almoçar e uma hora para encerrar o expediente. Analise os compromissos que você tem fora de casa. É ótimo ter flexibilidade no horário de trabalho, mas também é preciso cumprir todas as tarefas do seu dia, pessoais e profissionais. Fique atenta para o trabalho não tomar conta do seu dia.

Esteja acessível
E-mails e mensagens precisam ser respondidos em tempo hábil. Seja pontual em reuniões e esteja presente – mesmo que virtualmente – no dia a dia com os funcionários. A chave para isso é organizar sua agenda, separar um tempo para responder aos seus parceiros, sócios ou empregados. Assim, mesmo de casa, você mantém o controle da empresa.

Coordene sua equipe
Se todo mundo na sua empresa trabalha em home office, talvez seja preciso realizar algumas reuniões. Mesmo sem o contato constante, você precisa saber como andam as tarefas, os prazos e as demandas do seu negócio. Para isso, basta marcar reuniões rápidas periódicas – por Skype, Zoom ou outro programa de sua preferência –, como se fosse uma reunião de pauta. Isso ajuda a mantê-la atualizada sobre o trabalho da sua equipe e permite que seus funcionários tirem dúvidas ou peçam uma mãozinha antes de começar um trabalho. Apostar em softwares de chats como Slack e apps de gerenciamento de tarefas em grupo são ótimos recursos para manter todos em sintonia.

Para quem ainda tem dúvidas sobre o trabalho remoto, um estudo realizado pela Polycom mostra que o home office veio para ficar. Chamado “The Changing World of Work: A Global Survey”, a pesquisa apontou dados como: apenas 23% dos entrevistados disseram que não têm flexibilidade de horário; e ¾ dos entrevistados trabalha com pelo menos uma pessoa que não fica regularmente em um escritório. Sobre produtividade, a pesquisa mostra que o lugar não é um fator determinante. Entre os entrevistados, 64% disse que pode trabalhar em qualquer lugar para ser mais produtivo.

Claro que a escolha do modelo de gestão varia em cada empresa e, nesse caso, depende de você, empreendedora. Mas é importante saber que o home office não vai afetar a produtividade da sua equipe, nem os resultados da sua empresa. Lembre-se dos benefícios práticos, como o tempo e os gastos com transporte, não se preocupar com o que está vestindo (a menos que tenha alguma reunião com vídeo), além da possibilidade de realizar tarefas de casa e estar na companhia dos filhos enquanto trabalha.

RECOLHER

Comentários

Posts Relacionados

Virada de ano é sinônimo de metas a cumprir e novos planos para traçar. Ao mesmo tempo,...

Sabe aqueles dias em que você acabou de acordar, mas já sente que tudo será ótimo? As primeiras...

Você, empreendedora, deve estar enfrentando um dilema: seguir no comando da sua empresa, ou...

Leave a Reply