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Você alugou um escritório, contratou funcionários e está pronta para começar a trabalhar. Agora você precisa de clientes. Mas como fazer com que a sua empresa seja vista? O marketing boca a boca e o networking podem ser muito importantes, mas eles não são suficientes. De experimentar um restaurante novo a investir em uma startup, hoje ninguém toma uma decisão sem consultar o Google. Se você ou o seu negócio não estão lá, é hora de mudar isso. Mesmo que você ainda não tenha dinheiro para contratar uma agência ou funcionário para ajudar na comunicação do seu negócio, existem algumas coisas que você pode ir fazendo desde já.

Passo 1: Cadastre-se no Google

Em primeiro lugar, especialmente se o seu negócio tem uma sede física que os clientes visitam com frequência – como é o caso de um café ou de uma loja, cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio é uma boa ideia. Lá você pode colocar sua empresa no Google Maps, seu endereço e seu telefone, e deixá-la em destaque quando alguém buscar por ela na internet.

Mas apenas estar lá ainda não é o bastante. Quando você faz uma busca no Google, clica nos primeiros resultados, certo? É muito provável que o seu cliente faça o mesmo quando for buscar por um serviço que você presta. É por isso que você precisa encontrar maneiras de estar presente na primeira página de resultados. Fazer anúncios no Google pode ser uma ótima opção, mas se achar que ainda não é o momento para isso, os próximos passos vão ajudar você a se destacar na internet.

Passo 2: Coloque seu negócio nas redes sociais

O Brasil é um país social. Mais de 90% dos internautas brasileiros têm perfil em alguma rede social, sendo que oito em cada dez deles estão no Facebook, a rede mais popular no país. É por isso que a sua empresa também precisa estar presente nesses canais. Eles são um ótimo lugar para manter um diálogo com os clientes – respondendo a dúvidas e ouvindo sugestões, criando uma relação de fidelidade. Além disso, ter páginas no Facebook, no Google Plus ou no Instagram é uma ótima maneira de fortalecer sua presença no Google, e elas são mais fáceis e rápidas de manter do que um site.

Mas lembre-se de que, na internet, imagem é tudo, como dissemos aqui. É como quando você chega em um restaurante e a fachada está mal cuidada – você já pensa duas vezes se gostaria de comer ali, não é? Assim como ter um ambiente de trabalho agradável, publicar posts com imagens atraentes e de alta qualidade é uma ótima maneira de chamar a atenção dos seus clientes e de agregar valor para seu negócio.

Passo 3: Faça um blog

É rápido de criar, e se você se comprometer em atualizá-lo com frequência, é mais uma forma de destacar seu negócio nos resultados de busca do Google. Um blog precisa ser encarado como um lugar para mostrar o que você sabe. Se a sua empresa é um salão de beleza, por exemplo, seus posts podem dar dicas de produtos e tratamentos, falar sobre tendências e sugerir outros blogs que falam sobre beleza. Se a sua equipe vem de áreas diversas e tem conhecimentos variados, pode ser interessante também fazer um blog com vários autores. Assim, você mostra que seu negócio é multidisciplinar, pronto para se adaptar e oferecer diferentes soluções. O WordPress é uma boa opção de plataforma para você criar um blog para sua empresa.

Passo 4 : Fortaleça o seu nome na internet

O que acontece quando você digita seu nome no Google? Se os resultados não têm nada a ver com você, está na hora de fazer algo a respeito. Você é a maior porta-voz da sua empresa, e a internet é um meio cada vez mais importante para fechar parcerias e ser conhecida no mercado. A primeira solução para mais pessoas verem você é fazer uma conta no LinkedIn e mantê-la completa e atualizada com sua experiência e expertise. Além disso, fazer uma conta Premium, que requer uma assinatura paga, ajuda você a ver e a ser vista por mais pessoas dentro da rede, e por isso pode ser um bom investimento se você quiser buscar parceiros e pessoas para sua equipe no site.

Se mesmo assim for difícil achar você nos resultados do Google, procure sites como o About.me. Lá você coloca todos os links para suas redes em uma página só – o que ajuda a destacar o seu conteúdo quando forem procurar seu nome na internet.

Essas dicas devem ajudar seu negócio a dar o salto inicial que você precisa para alcançar seus objetivos. Mas lembre-se de que a comunicação precisa ser feita e repensada constantemente. De nada adianta você ter um blog, se faz cinco meses que você não publica nada por lá, ou a sua loja mudar de endereço, e você não atualizá-lo no Google. Quer mais dicas para impulsionar o marketing da sua empresa? É só ficar atenta ao Mulheres Seguras, que em breve traremos mais segredinhos para você. ;)

 

Para você ficar mais segura:

Artigos: How Your Small Business Can Use Social Media to Boost Sales – Entrepreneur

6 Tools That Will Help You Build a Website With Minimal Skills – Inc.

Como fazer seu negócio crescer com a internet – Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios

 

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