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Ainda está pensando em abrir seu próprio negócio, mas quer apostar em algo inovador? Ou já tem sua empresa, mas está sentindo necessidade de se atualizar? Antes de qualquer coisa, é preciso pesquisar e identificar tendências e mudanças no setor do seu interesse. Afinal, é bem provável que algum ramo esteja se destacando, enquanto outro está em queda.

Mas qual é a melhor maneira de saber onde apostar? A cada ano, várias tendências aparecem em termos de negócios. Algumas delas duram e resultam em empresas de sucesso, outras nem tanto. Empresas de nicho, com produtos específicos, ou dedicadas a um público segmentado podem ser boas alternativas. Mas existem algumas maneiras de identificar essas tendências e criar um negócio a partir delas:

Fique de olho nas mudanças

Prever o futuro é impossível. Mas o mercado costuma dar sinais de mudança, e quem percebê-las primeiro pode se beneficiar. Com novas tecnologias surgindo constantemente, novas formas de consumo, e o crescimento de negócios sustentáveis, há vários nichos que podem ser explorados.

Mantenha-se bem informada

A gente nunca sabe quando vai ter aquele “clique” de uma ideia genial. Muitas vezes, pode ser lendo um livro ou revista, ou mesmo assistindo a um filme. O importante é dedicar um tempo para consumir informação de vários meios, pois assim você fica a par das possíveis mudanças que falamos acima.

Tente identificar modas passageiras

Essa parte é difícil. Afinal, como saber se uma tendência é apenas uma moda passageira? O principal é tentar identificar os possíveis problemas ou demandas que algumas mudanças podem trazer. Se você achar que um empreendimento pode resolver esses problemas, ou atender as demandas, talvez valha a pena começar a planejar.

Você tem mesmo a solução?

Mas antes de planejar, certifique-se de que você tem uma solução realista e factível para esses problemas. Não adianta investir em uma empresa que, na hora H, não consiga dar conta de demandas e exigências de clientes.

Pense em um diferencial

É pouco provável que você seja a única pessoa a identificar uma tendência de mercado. Mas você pode ter vantagens se pensar em um diferencial. Pense em algo que vai chamar e fidelizar clientes, não ofereça apenas o básico, ou o mesmo que o seu concorrente. Tenha um atendimento especial e dedicado, que faça com que seus clientes sempre lembre da sua empresa quando precisarem.

Nem todo negócio precisa ser algo de outro mundo. No entanto, apostar em diferenciais garante vantagens e ajuda você a criar uma base de clientes fiel, que sabe que pode contar com a sua empresa sempre que precisar e que terá um atendimento excelente em todos os momentos.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos:

5 Ways to Spot and Capitalize on Trends – Entrepreneur

Como identificar tendências de mercado? – Sebrae

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