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Ficar horas ouvindo a música de espera do call center, ficar sem resposta, ser atendida por pessoas despreparadas: você provavelmente já passou por experiências ruins de atendimento como essas. São experiências frustrantes, e muitas vezes motivo suficiente para deixar de usar um serviço ou comprar um produto. Você, empreendedora, tem a chance de fazer diferente e conquistar seus clientes com um atendimento eficiente, que foge dos padrões e vícios de corporações tradicionais. Mas como fazer isso com uma equipe pequena e negócio que ainda está sendo estruturado?

Em homenagem ao Dia do Cliente, que é celebrado no dia 15 de setembro, nós selecionamos algumas dicas que vão ajudar você a oferecer um atendimento excepcional desde o começo da sua empresa.

Valorize seu cliente na prática

Para se diferenciar e mostrar ao consumidor que a sua marca realmente o valoriza, é muito importante trabalhar essa cultura com toda a sua equipe – mesmo que nem todos tenham contato direto com o cliente. A cultura que você constrói dentro do ambiente de trabalho tem impacto em tudo o que seu negócio faz, como mostramos aqui, e é mais fácil direcioná-la quando se está começando.  

Envolva todos no atendimento

Não tem jeito, você não tem condições de contratar uma pessoa só para o atendimento e seu volume de clientes ainda não é grande o suficiente para dedicar uma área para isso. A solução: quer melhor forma de trabalhar a cultura corporativa a favor do cliente do que envolvendo todos no atendimento? Experimente fazer uma escala de horários em que a equipe toda se envolva respondendo e-mails ou mensagens de clientes.

Use a tecnologia a seu favor

Você não precisa ter um telefone de SAC para atender os seus clientes. Centralizando o atendimento em redes sociais como o Twitter ou Facebook ou em um e-mail, fica mais fácil dividir as respostas entre mais de uma pessoa e sua equipe tem mais liberdade de responder quando estiver disponível. Além disso, a tecnologia tem algumas vantagens que o telefone não tem: você pode, por exemplo, automatizar algumas respostas com plugins simples para e-mail ou para as redes sociais. As redes sociais podem ser uma ótima opção de canal para manter contato com seu cliente, mas esse meio exige uma resposta mais imediata, e, portanto, monitoramento constante.

Faça um atendimento humanizado

Automatizar parte do atendimento pode ser uma solução prática, mas se você quer realmente valorizar o cliente, isso não é suficiente. Cada vez mais startups, como a brasileira Nubank, têm apostado em conversar com os clientes de forma humana, de igual para igual. O uso do primeiro nome de quem está conversando com o consumidor e um simples “tudo bem?” já fazem a diferença, mas você pode ir além e realmente transmitir o propósito da sua empresa. Por isso, alinhar com toda a equipe esse posicionamento e definir regras e padrões para o atendimento é tão essencial.

Um atendimento de qualidade não é medido nos minutos que você demora para responder um cliente ou no tamanho da equipe que você dedica ao atendimento do consumidor. No final do dia, o que importa mesmo não é quantas pessoas a sua empresa atendeu, e sim se elas saíram satisfeitas. Pense nisso quando for preparar a sua estratégia de atendimento. Como líder de negócio, você tem a oportunidade de fazer as coisas de um jeito diferente, e o tamanho da sua empresa não é impedimento para isso.

 

Para você se sentir mais segura:

A Humanização do Atendimento aos Clientes – Administradores

5 Customer Service Tips for Early-Stage Startups – Helpscout

How to Deliver Excellent Customer Service – Startup Grind

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