Como perder o medo de falar em público

Desenvolvimento Pessoal  /   / Por Mulheres Seguras  /  Por
0 comments

Seu negócio está crescendo e, com ele, a probabilidade de ter que falar para muitas pessoas sobre sua empresa e seus produtos. Se essa ideia parece mais uma ameaça do que uma oportunidade, saiba que você não está sozinha, mas enfrentar esse desafio é importante. Ter coragem para expor propostas e produtos, faz com que mais pessoas conheçam o que você tem a oferecer e, com isso, crescem as chances de surgirem novos negócios. Inspire-se com as dicas que o Mulheres Seguras traz para você:

CONTINUAR LENDO

Esteja à vontade consigo mesma

Numa sociedade como a nossa, que foca tanto em performance e resultados, é fácil se sentir aquém das expectativas dos outros. Podemos avaliar que não temos o físico certo, a roupa certa, o tom de voz adequado. Mas isso não é verdadeiro e nem deve ser motivo de preocupação. Lembre-se das melhores palestras e apresentações que já assistiu. É muito mais fácil se lembrar das ideias apresentadas do que do modo como a pessoa estava vestida e de como era a sua voz.

Conheça a fundo o que vai apresentar

Quando um tema nos apaixona, não temos a menor dificuldade de falar sobre ele com colegas ou familiares. O mesmo vale para o seu tema de apresentação. Você conhece seus produtos e sua empresa como ninguém, tem histórias e cases para contar sobre eles. Use isso a seu favor. Se tem alguma  situação engraçada ou instigante para contar, inclua no seu relato, e não deixe de fora os medos e as vitórias. Seu público ficará “grudado” no que você tem a dizer. Se estiver insegura, treine a apresentação com amigos e pessoas próximas.

Respire

Mesmo uma atriz de teatro, que estudou durante meses seu papel, pode sentir que, no dia da estreia, não sabe o que deve falar. Essa sensação não é real. É só a ansiedade tomando conta deste momento especial. Para enfrentá-la, o método mais simples e eficaz é respirar profundamente. Inspire, prenda durante alguns segundos o ar e depois deixe que ele saia naturalmente. Repita. Bastam poucas respirações como essa para aumentar a oxigenação do cérebro e, com isso, recuperar sua capacidade de falar com tranquilidade. Se acostume a fazer isso todas as vezes em que estiver nervosa por algum motivo. A respiração tranquilizadora virá de modo automático sempre que você precisar.

Use o seu medo para crescer

O piloto Ayrton Senna contava que, muito jovem, ainda como piloto de kart, teve um dia péssimo na pista por causa da chuva que caia. Isso o incomodou a tal ponto que, a partir daquele dia, toda vez que chovia, fazia questão de ir para a pista. Treinou isso tantas e tantas vezes que, na Fórmula 1, passou a ser conhecido como um dos melhores pilotos no domínio da pista molhada. Faça como ele, e torne aquilo que amedronta você em uma grande oportunidade para crescer. Em vez de evitar as oportunidades para falar em público, vá atrás delas. Quanto mais falar, mais vai se sentir à vontade. Quem sabe uma grande palestrante não acabará surgindo da sua coragem? Enfrente as suas “chuvas” e veja como é bom crescer.

Para você sentir mais segura:

Você sabe vender o seu peixe? Aprenda a se preparar para apresentações de negócios – Mulheres Seguras

8 Secrets of Great Communicators – Travis Bradberry

RECOLHER

 

Comentários

Posts Relacionados

Mindfulness é a palavra do momento. Celebridades, estudantes, empreendedoras: está todo mundo...

Vozes originais, histórias de coragem, reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. Conheça...

Ser feliz no trabalho é o sonho de todo mundo. Ganhar mais dinheiro, ter mais autonomia, aproveitar...

Leave a Reply