Como planejar suas férias e manter sua empresa nos trilhos

Equilíbrio e Bem-estar  /   / Por Pedro Antunes  /  Por
0 comments

Você, empreendedora, deve estar enfrentando um dilema: seguir no comando da sua empresa, ou planejar alguns dias de folga? Essa é uma dúvida que todas as empreendedoras precisam encarar. Afinal, como ficar longe do seu negócio? E como garantir que tudo corra bem na sua ausência?

Ainda que seja um pouco difícil se desapegar do seu negócio, todo mundo, inclusive você, precisa de férias. Sem dúvida sua rotina de trabalho é desgastante e um bom descanso só traz benefícios. Mas para sair de férias sem preocupação, é preciso planejamento e organização. Confira:

CONTINUAR LENDO

Prepare alguém para gerenciar o negócio
A menos que você opte por férias coletivas, vai ser necessário escolher alguém que toque a empresa na sua ausência. Se tiver um sócio, as coisas ficam mais fáceis. Assim, vocês podem escolher períodos diferentes para os dias de descanso. Caso contrário, um gerente ou funcionário de confiança pode ser treinado para executar suas funções e garantir que o negócio siga no rumo certo.

Quando sair de férias?
Cada empresa tem uma época de maior e menor movimento. Certamente você sabe quando o seu negócio fica mais atribulado, quando há mais clientes e quando sua presença é indispensável. Em compensação, existem períodos mais tranquilos e de menor movimento, que permitem que você se afaste sem muita preocupação.

Dê um tempo para o seu cérebro
Mesmo que, no dia a dia, você se cuide, com boas noites de sono, boa alimentação e prática de exercícios, um período prolongado de pausa é essencial. As férias permitem que você descanse o corpo e, principalmente, o cérebro. Também é um bom momento para retomar hobbies e se dedicar a outras atividades que não tenham a ver com o seu trabalho. Quando voltar ao batente, depois das merecidas férias, vai estar com o cérebro pronto para outra, e será mais produtiva e criativa.

Quanto tempo deve ficar fora?
É pouco provável que você consiga tirar um longo período de férias. Em um mês muita coisa pode acontecer no seu negócio. Por isso, o ideal é determinar períodos mais curtos, como uma semana, ou dez dias, para tirar as férias. Se você achar necessário, pode tirar folgas mais curtas duas ou três vezes ao ano.

Quem paga as suas férias?
Como já falamos aqui, separar finanças pessoais das empresariais é fundamental. Portanto, suas férias devem ser pagas por você, através do seu pró-labore ou da divisão dos lucros da empresa. Jamais use o dinheiro do caixa para isso.

Com certeza seu negócio precisa muito de você, mas isso não significa que você precise trabalhar 365 dias. Como tudo que envolve sua empresa, suas férias também exigem planejamento e organização. Portanto, dedique um tempo para planejar, deixar tudo em ordem e, depois, aproveitar o descanso tranquila. Que tal já agendar suas próximas férias agora?

Para você se sentir mais segura:
Qual é o momento ideal para o empreendedor tirar férias? – Pequenas Empresas & Grandes Negócios
3 Reasons Every Entrepreneur Needs to Take Vacation Time – Entrepreneur
Separe despesas pessoais e empresariais – Mulheres Seguras

RECOLHER

Comentários

Posts Relacionados

Já faz algum tempo que a rotina em escritórios, com horário definido e registro de ponto não é mais...

Quem já empreendeu sabe bem que abrir um negócio não é fácil, e requer muita dedicação e trabalho....

Você passa o dia inteiro com a sensação de que não tem tempo para fazer tudo o que precisa? Quando...

Leave a Reply