Como promover e valorizar sua equipe

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Você começou a empreender sozinha. Logo precisou contratar outras pessoas para ajudá-la em todas as tarefas do negócio. Algumas pessoas se tornaram indispensáveis e outras foram aparecendo no meio do caminho. Mas qual é a hora certa de promover alguém? Como fazer com que isso seja positivo para toda a equipe? Preparamos algumas dicas para ajudar você nessa importante tarefa.

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Promova os líderes

Promover alguém para um cargo de gerência é ver nele características de liderança. Vale pensar se essa pessoa é a resposta para essas perguntas: É quem toma a frente na resolução dos problemas? É aquela que toma decisões com mais segurança? É a pessoa que é respeitada pelos clientes e por quem trabalha com você? Então é a candidata ou o candidato certo para ocupar esse lugar.

Fique de olho na postura

Um gerente representará você e a empresa em todas as relações com o público e com os outros funcionários. Por isso, é indispensável que essa pessoa tenha uma postura impecável, correta, ética e responsável em relação à empresa e às pessoas com quem ela se relaciona. Jamais descuide disso.

Mostre que é promissor trabalhar com você

A promoção de um colega a um cargo de gerência é uma oportunidade de mostrar à equipe o que você valoriza, e que reconhece e premia os esforços dos colaboradores na sua empresa. Lembre que a missão maior de todos é atender bem aos clientes. E passe a ideia de que a promoção será positiva para o trabalho coletivo. Quem sabe o próximo não pode ser um deles?

Seja justa

A promoção deve ser o resultado natural de um bom trabalho realizado na empresa. De preferência, deve privilegiar os colaboradores com mais tempo de casa e que realmente demonstrem ser os melhores profissionais  para aquela função. Se a promoção parecer o favorecimento pessoal de alguém que não reúne, efetivamente, a competência e a liderança necessária para o cargo, isso terá efeito negativo na sua equipe. Procure saber o que os colaboradores pensam uns dos outros e ouça o feedback dos seus clientes para completar a sua avaliação.

Escolha o momento certo

Em uma empresa muito horizontal, onde todos compartilham as mesmas responsabilidades, pode não ser uma boa ideia colocar um deles num cargo superior aos outros. Se as coisas estão funcionando bem como estão, prefira dar incentivos a todos como, por exemplo, um bônus pela superação de metas de faturamento da empresa. A promoção deve ser reservada para o momento em que é necessário ter alguém com autoridade para decidir, quase como um representante de você mesma no dia a dia da empresa.

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