Como proteger o seu negócio online

Processos e Operação, Segurança  /   / Por Pedro Antunes  /  Por
0 comments

Quem decide abrir loja física precisa se preocupar e investir na segurança do local. E quem resolve abrir um e-commerce, também. Lojas online são vulneráveis a ataques de hackers, que podem roubar dados e comprometer o site e o negócio. Por isso, a segurança de um e-commerce é tão importante quanto a de lojas físicas.

Existem várias medidas para tornar seu site seguro, assim como proteger o banco de dados com informações de seus clientes. Cuidados com senhas, acessos e certificações de segurança são essenciais. Confira algumas dicas de segurança:

Mantenha tudo atualizado

Softwares e antivírus devem estar sempre atualizados. Só assim poderão bloquear ameaças e garantir que seu site fique no ar corretamente. Acompanhe sites e blogs de tecnologia para se informar sobre novos programas ou novas ameaças de hackers que surgem no universo digital.

Controle o acesso

Certifique-se de liberar acesso de administrador do site apenas para quem realmente precisa. Reforce nomes de usuário e senhas, limite o número de acessos simultâneos, e programe troca de senhas com frequência. Mas cuidado: não adianta criar uma senha segura e comprometê-la anotando em e-mails ou papéis. Uma boa alternativa para proteger esses dados é buscar softwares de gerenciamento de senhas, como o 1Password ou Dashlane.

Instale apps e plugins de segurança

Você pode instalar aplicativos e plugins que estão disponíveis gratuitamente na internet para evitar o fácil acesso de hackers ao seu site. Se você usa o WordPress, por exemplo, pode escolher entre diversos plugins, como o WP Security Scan. Ele faz uma varredura no site e busca possíveis vulnerabilidades que possam facilitar ataques. Talvez eles não sejam tão eficientes quanto opções pagas, como web firewall, mas já podem livrar você de muitos sustos.

Não esqueça do backup

Imagine perder aquela planilha de projeção financeira que você passou dias fazendo? Ou pior: todo o controle do estoque da sua loja? Fazer backup de todas as informações essenciais para o seu negócio é indispensável. Afinal, caso algum ataque acabe acontecendo, você terá todos os dados salvos. Isso pode evitar danos maiores e muita dor de cabeça na hora de tentar recuperá-los.

Escolha um certificado de segurança digital

Esses certificados ajudam a potencializar a segurança do seu site, e mais importante: protegem as informações dos seus clientes. Existem algumas modalidades diferentes de certificado:

  • SSL Simples – criptografa as mensagens inseridas no seu site, garantindo que os dados dos seus clientes fiquem protegidos;
  • SSL EV – além da parte de criptografia, esse certificado valida informações da sua empresa, como CNPJ e endereço, e ainda indica que seu site é seguro (deixando a barra de endereços verde);
  • SSL Wildcard – essa certificação é indicada para lojas com vários subdomínios, e permite a inclusão de novos sem custo durante o contrato.

Garanta entregas rápidas e seguras

Depois de garantir que o seu negócio online esteja seguro, se preocupe com outro fator: a entrega. Afinal, não adianta ter um site seguro e um produto de ótima qualidade se o sistema de entrega atrasa ou danifica o produto. Por isso a Liberty Seguros oferece o Liberty Transporte Fácil, seguro ideal para pequenas empresas e que cobre perdas e danos aos produtos causados por acidentes com o veículo transportador e roubo de carga.

Coloque em prática as medidas que ajudam a prevenir ataques e danos ao seu site, e esteja sempre informada sobre novas ameaças e opções de segurança. Caso você tenha dificuldade, consulte um profissional de TI para lhe capacitar com dicas mais precisas. Protegendo seu negócio online, você evita diversos obstáculos que podem atrasar o crescimento do seu negócio.

Comentários

Posts Relacionados

Desde que decidiu abrir sua empresa, você já pensou, planejou e avaliou muita coisa. Mas já parou...

Ainda está pensando em abrir seu próprio negócio, mas quer apostar em algo inovador? Ou já tem sua...

Chegou aquele momento de renovar sua empresa ou ampliar o seu ambiente de trabalho. Qual o próximo...

Leave a Reply