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Lembra quando você comprou seu primeiro carro? Por alguns anos, ele foi perfeito para o caminho até o trabalho e para seus passeios de fim de semana. Até que um belo dia, você começou a achar ele apertado, meio velhinho, e passou a sonhar com um carro maior, que combinasse melhor com seu estilo de vida e seu orçamento. Já passou por isso? Pois o mesmo vai acontecer com a sua empresa.

Depois de algum tempo, você vai começar a sonhar com novas sedes e franquias, ou em explorar novos públicos e produtos. Mas isso não é exclusividade sua. Sabia que 70% das empreendedoras demonstram interesse em aumentar a infraestrutura de seus negócios em um futuro próximo? Se você já está nesse momento, saiba que não é uma decisão fácil de tomar, mas existem algumas precauções para dar mais segurança e convicção aos seus planos.

Olhe para o mercado

Estar atenta ao mercado a todo o momento é muito importante, mas na hora de expandir uma empresa isso se torna fundamental. Identifique seus concorrentes atuais e seus possíveis concorrentes no futuro. Eles estão oferecendo novidades para os clientes e aumentando a área de atuação? Como tem sido a resposta dos clientes? Observando isso, é possível ter ideias de como você pode se diferenciar. Crie o hábito de entrar no site dos concorrentes, ou de frequentar estabelecimentos similares aos seus. Veja o que não agrada você como cliente e pense em como você mudaria isso.

Outro fator importante é observar como seu setor está se comportando em relação à economia. Se ninguém está investindo em grandes mudanças, pode não ser o melhor momento para fazer uma expansão. Mas isso não é necessariamente motivo para adiar seu sonho. Se seu negócio está bem equilibrado financeiramente e você acredita que crescer vai melhorar ainda mais sua situação financeira, uma crise pode ser uma oportunidade para isso.

Planeje, planeje, planeje

Planejar nunca é demais. É por isso que se você estiver no começo da sua jornada como empreendedora, é fundamental fazer um plano de negócio. Ele ajuda você a se posicionar no mercado e é muito útil na hora de pensar no futuro e expandir sua empresa. Pode ser trabalhoso, mas ajuda a desenvolver uma visão estratégica para perceber quando pode e aonde quer chegar. O Sebrae tem um programa que pode ajudá-la nessa tarefa aqui.

Quando você souber o que quer para o futuro da sua empresa, planeje os passos que são necessários para atingir seus objetivos. Tenha em mente que cada etapa da expansão de um negócio exige investimento financeiro, então seu planejamento não pode ficar sem um orçamento. Se você quer aumentar sua área de atuação, ou investir em outra sede, por exemplo, vai precisar ter um investimento em infraestrutura e equipamentos e em contratação de pessoal. E é importante ter uma estimativa de quanto será necessário, para saber se isso será viável financeiramente.

Faça um seguro

Uma empresa maior tem mais com o que se preocupar – mais clientes, mais funcionários, mais produtos. É por isso que investir em um seguro empresarial é muito importante. Assim, você pode focar no que é necessário para seu negócio crescer e evita surpresas desagradáveis.

A boa notícia é que existem seguros especiais para o seu negócio, com vantagens que se adaptam às suas necessidades, como os da Liberty Seguros. Se você tem um café, além de ter coberturas como as de roubo, danos elétricos, e quebras de vidro, também tem a proteção de ingredientes em trânsito e de utensílios de cozinha. Já se o seu negócio é uma floricultura, seu estabelecimento tem cobertura para roubo de arranjos florais e para danos na preparação de eventos.

Além disso, quem tem um seguro empresarial da Liberty Seguros pode acionar o serviço de descarte de equipamentos e de resíduos de obra, e ainda tem acesso a uma consultoria para que sua empresa esteja alinhada com as melhores práticas sustentáveis. Você pode saber mais sobre as vantagens dos seguros empresariais da Liberty Seguros aqui.

Comece aos poucos

Se você ainda não tem certeza de que esse é o momento certo para expandir, por que não experimentar? Quanto mais planejamento melhor, mas às vezes ver o que acontece na prática pode ser uma ótima solução. Por isso, faça um plano para a expansão do seu negócio e procure implementar seus passos aos poucos. Comece oferecendo um serviço ou produto novo para quem já é seu cliente e veja como ele é recebido, por exemplo. Se o resultado for positivo e você se sentir preparada para liderar um negócio maior, acelere a implantação do plano e siga em frente!

O importante é se sentir segura com a sua decisão. Converse com outras empreendedoras e com quem trabalha com você e pesquise muito. Estamos na torcida!

 

Para você ficar mais segura:

Artigos: 10 Ways to Grow Your Business – Entrepreneur

As contas que o empreendedor precisa fazer antes de expandir – Exame

Guia: Como elaborar um plano de negócio – SEBRAE

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