Como se preparar para as principais datas do varejo

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Dia das mães, dos namorados, dos pais, das crianças, Black Friday, Natal… Todas essas datas têm uma coisa em comum: são ótimas oportunidades para atrair e fidelizar novos clientes e divulgar a sua marca. Quer saber como se preparar para essas datas tão disputadas e conseguir se destacar em meio a tantas gigantes varejistas? Confira nossas dicas:

Planejamento nunca é demais

Na rotina faz-tudo de quem empreende, às vezes deixamos um detalhe importante em segundo plano: planejamento. Além de se preocupar em ter um plano claro para o seu negócio, é preciso planejar sua estratégia para datas importantes como o Dia do Consumidor com antecedência. Para garantir que você tenha visibilidade durante o período de promoções, o trabalho deve começar muito antes, turbinando sua lista de emails e seguindo um plano de comunicações frequentes. A decisão final da compra pode ser feita pelo cliente no dia da oferta, mas a relação dele com a marca começa muito antes, quando ele passa semanas sendo impactado por seus anúncios no Facebook ou segue sua marca no Instagram. Você pode investir em um plano de posts patrocinados focados em apresentar seus produtos e em atrair novos seguidores no mês antecedente à data, e focar em anúncios de ofertas na semana de promoções.

Entenda como o seu cliente se comporta

Para fazer uma estratégia consistente é preciso, antes de tudo, entender como o seu consumidor se comporta. Só assim você irá conseguir responder perguntas como “em que produto eu devo investir na hora de definir minhas promoções?” ou “com que antecedência devo começar a divulgar as ofertas?”. Parte desse conhecimento você pode alcançar ficando atenta a tendências de mercado. Dados do Google mostram que no Dia do Consumidor, por exemplo, os internautas começam as pesquisas uma semana antes do dia 15 de março. A evolução das buscas do Google também mostra que as pesquisas por produtos tem começado antes, mas que, mesmo assim, no caso do Dia das Mães, por exemplo, boa parte das compras acontece na própria semana da data – em 2018, 54% dos brasileiros pretendia comprar presentes com até 10 dias de antecedência. Esses insights, combinados com o que você conhece sobre quem já é seu cliente devem alimentar sua estratégia para datas do varejo.

Aposte no marketing de relacionamento

Como uma pequena empresa, você consegue oferecer a seus clientes um relacionamento mais próximo, humano e personalizado, não é mesmo? E esse é o seu principal diferencial em relação a grandes varejistas. Por isso, uma boa maneira de conquistar novos clientes é investir no que é conhecido como  marketing de relacionamento, que consiste em oferecer ações e benefícios para garantir a fidelidade dos seu público como descontos ou ligações em datas especiais (aniversário, Natal, etc.). Oferecer uma experiência que vai além do básico é muito mais poderoso do que qualquer publicidade. As empreendedoras Thais e Patricia, fundadoras da GooGoo Baby contaram para a gente, aqui no Mulheres Seguras, que apostar no relacionamento como diferencial foi fundamental para o negócio delas. A dupla responde, elas mesmas, individualmente, as dúvidas de cada cliente. Por isso, capriche no atendimento do pré ao pós-venda – se necessário, contratando apoio temporário para não deixar ninguém sem resposta.

Invista em um e-commerce confiável

Ter o próprio e-commerce hoje em dia é mais fácil do que parece, graças à crescente oferta de plataformas prontas que temos hoje no mercado. Se você quer turbinar suas vendas na internet nas próximas grandes datas do varejo, garantir a segurança e a estabilidade do seu e-commerce deve vir em primeiro lugar. Minutos de um site fora do ar ou com compras não processadas pode estragar todo o seu trabalho de planejamento e relacionamento com o cliente. Siga as nossas dicas para começar um e-commerce confiável a tempo de aproveitar as oportunidades que os próximos meses trazem para o varejo!

Para você se sentir mais segura:

Como definir as métricas ideais para as vendas da sua empresa? – Mulheres Seguras

Otimismo no varejo: prepare seu e-commerce para as datas comemorativas – Ecommerce Brasil

Como começar um e-commerce? – Mulheres Seguras

 

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