0 comments

Notebooks, tablets e smartphones mudaram significativamente nosso dia a dia. Mas não é apenas isso que mudou com a tecnologia. Os avanços não param e muitas empresa têm se transformado com a chegada de novos equipamentos e softwares. Alguns setores, claro, surgiram nessa era digital e não podem funcionar de outra maneira. Mas até os mais tradicionais, que antes atuavam sem essas tecnologias, se beneficiaram com os avanços tecnológicos.

A Internet das Coisas, por exemplo, vem revolucionando indústrias que utilizam sistemas de localização em tempo real, sensores de segurança, códigos de barra e GPS. Já empreendedoras podem optar por uma empresa mais inteligente e econômica, com sistema de monitoramento do ambiente, controlando luzes e portas do seu celular, por exemplo.

O setor de saúde agora faz uso dos prontuários eletrônicos, que tornam os atendimentos mais rápidos e eficientes. O compartilhamento dos dados de pacientes desses documentos só foi possível com o uso da internet, além disso, podem ser, acessados por qualquer hospital. Outra tecnologia que tem revolucionado a área da saúde é a impressão 3D, que permitem a criação de próteses para o corpo humano, que vão de mãos a costelas.

A área de seguros não fica para trás, e a Liberty Seguros é um exemplo disso. A seguradora conta com aviso de sinistros que podem ser feitos com poucos toques em seu app, e uma plataforma online completa com treinamentos para os corretores se manterem atualizados. Entre as inovações da seguradora está o Direção em Conta, aplicativo que está revolucionando a precificação de seguros. Ele analisa o comportamento dos motoristas na direção e, com base nisso, pode dar descontos nos seguros Auto. Isso tudo faz parte de uma iniciativa da empresa para tornar seus processos mais rápidos e eficientes, tanto para corretores quanto para os segurados.

Outro setor que passa por uma transformação é a de pagamentos. Antes, só eram feitos em agências de bancos ou casas lotéricas. Hoje, resolvemos praticamente tudo online, pelo smartphone. Carteiras virtuais, mobile payment e wearables estão ganhando cada vez mais espaço nos meios de pagamento. Outra novidade nesse campo é a bitcoin, moeda digital que promete revolucionar as transações financeiras.

E já que estamos falando de finanças, não podemos esquecer dos bancos. Lembra quando era preciso ir até uma agência para abrir uma conta ou fazer transações? Isso é coisa do passado, pois hoje existem algumas opções de bancos 100% digitais. Com a facilidade dos aplicativos e, muitas vezes, sem as taxas dos bancos tradicionais, esse novo formato vem ganhando cada vez mais espaço. E são uma boa opção para quem quer se livrar das complicações bancárias.

Mas as inovações não ficam restritas a aplicativos ou plataformas digitais. A inteligência artificial, que há alguns anos parecia exclusividade dos filmes de ficção científica, também já faz parte da realidade de várias empresas. O atendimento ao cliente tem se beneficiado muito da IA, graças aos chatbots. Mas o uso dessa tecnologia não para por aí. A inteligência artificial pode automatizar processos, trazendo mais eficiência e redução de custos para empresas.

E você, como está aproveitando os benefícios da tecnologia na sua empresa? Há quem pense que investir nelas não vale a pena, ou que é apenas uma modinha. Mas a verdade é que os negócios dos mais variados setores podem se beneficiar muito com os avanços da tecnologia. E quem não olhar com seriedade para essas tendências ficará para trás.

 

Para você se sentir mais segura:
BitcoinBrasil – O que é Bitcoin?
iClinic – Gestão na área de saúde é transformada pela tecnologia
MJV Blog – 5 Setores que estão sendo transformados pela Internet das Coisas
Olhar Digital – Como as empresas brasileiras estão trabalhando com inteligência artificial

Comentários

Posts Relacionados

Novas tecnologias, novos modelos de negócio, novos comportamentos. Tudo isso tem um impacto sobre...

Ficar horas ouvindo a música de espera do call center, ficar sem resposta, ser atendida por pessoas...

A produtividade da sua empresa – e dos seus funcionários – está abaixo do esperado? Mantê-la é um...

Leave a Reply