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Então você finalmente encontrou a coragem e o apoio para tirar suas ideias do papel e colocar seu tão sonhado negócio no mercado. Você certamente sabe que produto ou serviço vai vender, mas sabe quem vai comprá-lo? A resposta para essa pergunta pode ser mais complexa do que parece. Ela requer muita pesquisa, criatividade e algumas sessões de brainstorming com seus parceiros.

Se você ainda não fez uma boa definição do seu público-alvo, pare tudo o que está fazendo: essa precisa ser uma das prioridades para quem está começando um negócio. Ela é importante porque será a base para muitas outras definições que movimentarão o dia a dia do seu negócio, como a comunicação do seu produto. Afinal, de nada adianta falar sobre o seu serviço para quem não precisa dele, não é? Para que isso não aconteça, siga as nossas dicas:

Pesquise, pesquise, pesquise

Muito do que você pode descobrir sobre o seu público-alvo já está disponível na internet, em pesquisas, artigos e outros materiais. Por isso, antes de tentar construir sozinha o que você entende sobre essas pessoas, busque o que você já encontra pronto sobre elas. Para guiar essa pesquisa, é importante ter um plano de negócios pronto, com objetivos claros. É a partir dele e do seu produto que você vai entender quem se beneficiará com seu negócio, e, portanto, se interessará pelo que você tem a oferecer.

Se você perceber que, mesmo depois desse levantamento, ainda faltam dados importantes sobre o comportamento de consumo do seu público-alvo, investir na sua própria pesquisa pode ser uma boa alternativa. E existem opções simples e baratas para você fazer isso, como as ferramentas de questionário Google Forms e SurveyMonkey. O importante é garantir que o questionário se mantenha curto e direto e que ele alcance as pessoas certas. Uma ótima forma de fazer isso é pedir ajuda para aquele amigo que se enquadra no público do seu negócio, para que ele compartilhe o questionário com seus conhecidos.

Crie o perfil do seu cliente

Depois de levantar todos os dados do seu público-alvo, chegou a parte mais divertida desse processo, e a que vai ajudar você a tomar muitas decisões no futuro. A ideia é que você crie um perfil semificcional com a descrição de uma pessoa que reúne todas as características do público que vai comprar os seus produtos, ou, como é nomeado no marketing de conteúdo, uma buyer persona.

Uma persona é definida tanto por informações demográficas – nome, gênero, idade, cidade, estado civil, salário, classe social, ocupação – quanto por informações psicográficas, como interesses, hobbies, valores, estilo de vida e atitudes. Estas são algumas das perguntas que você precisa responder na descrição:

  • Quem é ela/ele?
  • Como ela/ele passa um dia típico?
  • O que ela/ele faz no fim de semana e nas férias?
  • Que problemas ele/ela encontra no seu dia a dia?
  • O que ela/ele gosta de comprar?
  • Como ela/ele compra (por impulso / pelo celular / pesquisa na internet e compra em lojas físicas)?
  • Como ela/ele se informa (qual revista / qual site / qual rede social)?

É nessa descrição que você irá encontrar respostas para definir em quais canais você deve investir na comunicação da sua empresa, como deve ser o atendimento e a apresentação do seu negócio, e até quais podem ser os seus próximos produtos. O importante é deixar esse documento sempre à mão, quem sabe até o imprimindo e colando na parede do escritório, para que você volte a consulta-lo e atualiza-lo.

Continue aprendendo com seu público

A preocupação com o público-alvo não deve acontecer somente no período de implementação do negócio – essa relação precisa ser construída e fortalecida a cada dia de trabalho, cada compra, cada mensagem no Facebook. Para isso, é importante estar em sintonia com os interesses e o comportamento dos seus clientes, além de, claro, sempre se mostrar aberta a ouvir o que eles têm a dizer.

Mantenha uma imagem positiva com a ajuda de um seguro empresarial

Para garantir que a relação da sua empresa com seus clientes fique livre de problemas, ter o apoio de um seguro empresarial pode ser de grande ajuda. Seguros de riscos patrimoniais como os da Liberty Seguros são personalizados para cada tipo de negócio e salvam você nos momentos difíceis – evitando, por exemplo, que a encomenda de alguém não chegue a tempo por causa de um roubo ou um acidente na estrada, ou que você perca a confiança de um cliente que teve o carro danificado no seu estacionamento.  

O bom é que a contratação de apenas um produto desse tipo, como o Liberty Cafeterias e Docerias, ou o Liberty Salões de Cabeleireiros,  já abrange uma série de coberturas, que não só ajudam você a resolver problemas com mais agilidade, como também protegem o patrimônio de sua loja ou escritório. Assim, você evita prejuízos desnecessários para a sua empresa e não corre o risco de perder a confiança do seu público, que você lutou tanto para conhecer e conquistar.

E agora, pronta para conhecer de verdade quem serão os maiores fãs do seu empreendimento?

 

Para você ficar mais segura:

Livros: Buyer Personas – Adele Revella

Artigos: Como definir o público-alvo para sua empresa? – Endeavor

How To Develop Your Buyer Persona And Reel In Better Customers – Forbes

 

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