Conselhos para transformar 2019 no ano do seu negócio

Estratégia  /   / Por Mulheres Seguras  /  Por
0 comments

O empreendedorismo feminino é um movimento importante para a independência e o empoderamento das mulheres. São 24 milhões de empreendedoras em todo o Brasil, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, realizada em parceria com o Sebrae. E as oscilações econômicas e trabalhistas do país também têm incentivado cada vez mais mulheres a enfrentarem os riscos e apostarem em um negócio próprio, superando os homens entre o número de empreendedores em nível inicial. Seja para realizar um projeto profissional, ter renda extra ou driblar o desemprego, o próximo ano deve seguir a mesma tendência de crescimento. Listamos abaixo algumas recomendações que te ajudarão a superar os desafios do novo ano:

CONTINUAR LENDO

Seja protagonista

Você é a personagem principal do seu negócio? É claro que, por trás de todo protagonista, existe uma rede incrível de colaboradores, fornecedores ou parceiros, mas ocupar o posto de liderança significa acompanhar de perto o que se passa dentro da empresa e transmitir confiança a todos. Pratique seu networking e busque conhecimento necessário para estar sempre à frente das tomadas de decisão.  

Encontre seu diferencial

Com o acirramento da concorrência, buscar um nicho de mercado pode ser o “detalhe” que falta para o negócio de decolar. A estratégia de focar esforços no perfil de um único público ou serviço pode torná-la referência no assunto. Foi o que aconteceu com a Marcia Manfrin, que, aos 22 anos, percebeu a oportunidade de fechar seu restaurante para investir na entrega de marmitas para funcionários de empresas. Assim, nasceu a Apetit, uma das maiores administradoras de restaurantes corporativos do Brasil. Também é bastante comum que negócios focados em nichos sejam fundados por empreendedores que, sem encontrar um produto que buscavam, decidem arregaçar as mangas e atender a demandas que identificam no mercado.

Então, além de considerar sua paixão e familiaridade pelo tema, a escolha de um nicho de mercado deve ser racional, baseada em pesquisa e conversa. Fique atenta às oportunidades ainda inexploradas.

Presença nas redes sociais

Não importa o tamanho ou o segmento do seu negócio, você já deve ter percebido que é fundamental marcar presença no ambiente online. Este é o primeiro passo para pensar em sua estratégia de marketing digital. Crie perfis nas mídias sociais que conversam com seu público, mantenha esses canais atualizados com informações e conteúdos interessantes sobre sua marca e crie um canal  Whatsapp para estar mais próximo do seu público.

A partir daí, divulgue as novidades, mantenha-se sempre presente e fique de olho nas interações dos consumidores. De um simples comentário, pode nascer um novo produto ou até a solução para um problema que você ainda não tinha notado.

Busca do equilíbrio

Quem decide empreender, muitas vezes precisa enfrentar jornadas dobradas de trabalho até o negócio decolar. A rotina empreendedora é tão intensa e empolgante que pode acabar te sobrecarregando. Cuidado: descanso e tempo livre também fazem parte do jogo. Planejamento é a chave para um cotidiano mais equilibrado, e o resultado disso pode ser muito benéfico para o negócio. As horas de dedicação tornam-se mais produtivas e inspiradas. Aposte em uma rede de apoio, gerencie seu tempo e aprenda a priorizar e delegar tarefas.

Para você se sentir mais segura:

5 hábitos de uma empreendedora invencível – Endeavor

Cinco dicas para sua empresa ter um ano produtivo – Mulheres Seguras

RECOLHER

Comentários

Posts Relacionados

Você já parou para pensar na quantidade enorme de mudanças que presenciamos nos últimos anos? Não é...

Não existe momento melhor para tirar os projetos do papel do que o início de um novo ano –...

Pode ser a demanda que aumentou e mostrou a você que o negócio pode crescer ainda mais. Pode ser...

Leave a Reply