0 comments

Funcionários satisfeitos são mais produtivos. Essa frase é muito verdadeira, mas, agora que você tem sua própria empresa, como pode garantir que isso aconteça? Um ambiente de trabalho agradável, transparente e flexível pode trazer diversos benefícios. E tudo isso pode ser transmitido para clientes e parceiros.

Mas como fazer com que a sua empresa seja um lugar onde as pessoas queiram e gostem de trabalhar? É importante tomar alguns cuidados e organizar seu escritório e seus funcionários de uma maneira que o trabalho seja prazeroso. O primeiro passo a ser dado é pensar nas suas experiências passadas para tentar não cometer os mesmos erros que seus ex-chefes ou ex-colegas cometeram. E você também pode seguir esses passos:

Contrate e mantenha os funcionários certos

Seu negócio precisa de pessoas que contribuam positivamente para o ambiente de trabalho. Não só em termos de produtividade, mas também no relacionamento com colegas. Além de ter uma postura profissional, saber trabalhar em equipe é uma habilidade essencial. Não insista em funcionários que não se encaixem ou não se adaptem ao seu modelo de negócio.

Ambiente e decoração

Um escritório ou uma loja que seja atraente afeta, e muito, as interações entre funcionários e clientes. Cuidados com decoração, iluminação e temperatura podem deixar o local de trabalho mais aconchegante. A luz natural, por exemplo, deixa as pessoas mais alertas, e a temperatura entre 20º e 25º deixa o ambiente mais confortável e não distrai. Já equipamentos apropriados e de qualidade fazem com que sua equipe trabalhe melhor – afinal, quem nunca se estressou com uma internet que vive caindo, ou um software que vive travando?

Espaço para relaxar

Todo mundo precisa de um intervalo durante o trabalho, seja para arejar a cabeça ou para buscar novas ideias. Afinal, como dissemos aqui , o ambiente pode contribuir muito para a criatividade. Ter um espaço especial para que os funcionários possam conversar sem atrapalhar os outros, como um cantinho com pufes e café ou uma área pequena ao ar livre, pode trazer benefícios.

Atividades divertidas

Mesmo durante a semana, e no horário de trabalho, você pode programar atividades divertidas. Quebrar a rotina, celebrando aniversários ou datas especiais faz com que seus funcionários interajam e socializem sem falar, necessariamente, de trabalho. Vale lembrar que você, enquanto chefe, também deve participar desses momentos. Isso aproxima você dos funcionários, e deixa eles mais à vontade para tirar dúvidas, dar sugestões e ideias que podem melhorar seu negócio.

Bem-estar

Preocupe-se com a saúde e o bem-estar de quem trabalha com você. Uma boa ideia é promover atividades físicas. Muitas empresas costumam oferecer ginástica laboral e isso é uma ótima opção, mas também existem alternativas como ioga, meditação ou até treinos em academias. Conversas com nutricionistas, massagens, aulas de alongamento e ginástica laboral também são alternativas válidas. Você também pode oferecer aos seus funcionários um seguro de vida, que deixa você e eles mais tranquilos. A Liberty Seguros tem diversas modalidades para pequenas e médias empresas. Isso pode parecer pouco, mas tem impacto na felicidade e produtividade dos funcionários.

Seguindo essas dicas, você garante funcionários satisfeitos e com alto desempenho. Afinal, todo mundo – inclusive você – trabalha melhor quando se sente bem, não é mesmo? Pense no lugar em que você gostaria de trabalhar antes de abrir a própria empresa, e aplique essas ideias ao seu negócio.

Comentários

Posts Relacionados

Quem já empreendeu sabe bem que abrir um negócio não é fácil, e requer muita dedicação e trabalho....

Você está prestes a abrir sua empresa, mas falta algo: a contratação dos funcionários. Selecionar...

Desde que decidiu abrir sua empresa, você já pensou, planejou e avaliou muita coisa. Mas já parou...

Leave a Reply