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Você chega em casa, mas, depois do jantar, aproveita para ler os e-mails do trabalho. É domingo e, depois do almoço de família, você passa a tarde preparando aquela apresentação para a reunião de terça-feira. Se situações como essa fazem parte da sua rotina, talvez esteja na hora de repensar a forma como você está organizando sua agenda.

É claro que, quando você é dona do próprio negócio e tem paixão pelo que faz, fica um pouco mais difícil separar a vida pessoal da profissional. Porém, é preciso entender que o tempo que você usa para cuidar de si mesma e se desligar do trabalho, além de ser essencial para a sua saúde, também ajuda a encarar os compromissos no dia seguinte com energia renovada. Sem contar que é bom para a sua relação com seus familiares e com seus colegas de trabalho ou funcionários. Afinal, quem nunca sofreu com um chefe que mandava e-mails em plena madrugada?

Para você levar menos trabalho para casa, e conseguir resultados ainda melhores no seu negócio, selecionamos algumas dicas que vão ajudá-la a gerenciar melhor seu tempo.

Defina com clareza quais são as suas responsabilidades e quais são os limites delas

Para uma empreendedora essa é uma tarefa muito difícil, especialmente se você ainda está começando. De qualquer forma, se você tem uma equipe de pessoas trabalhando com você, é importante ter clareza de até onde vai o seu trabalho. Só porque você é dona da empresa, não quer dizer que seja responsável e precise aprovar cada pequena tarefa que é executada no dia a dia. Se você não souber delegar as tarefas que não precisam ser feitas por você, não vai mesmo ter tempo livre – e quem trabalha com você pode sentir que suas decisões estão sendo desvalorizadas.

Por isso, comece listando todas funções que cabem a você, e defina quanto tempo em média cada uma delas está tomando na sua semana, e quanto você gostaria que elas tomassem. Só assim, é possível fazer um bom planejamento de tempo de trabalho que seja condizente com a sua situação.

Planeje sua semana e seu dia

Não basta apenas fazer uma lista das coisas que você precisa resolver. Desse jeito, a chance de querer fazer todas ao mesmo tempo e acabar deixando algumas pela metade é maior. Por isso, procure ordenar suas tarefas por prioridade e colocar na agenda cada uma como um compromisso.

Peter Bregman, autor do best-seller 18 Minutes, sobre gestão de tempo, recomenda que esse planejamento diário seja feito antes de tudo – até mesmo de checar os e-mails. A vontade de ver constantemente a caixa de entrada em busca de novas mensagens pode ser uma grande inimiga para a boa gestão do tempo no trabalho. Justamente por isso já sugerimos aqui no Mulheres Seguras a estratégia de determinar horários para colocar os e-mails em dia.

Execute projetos de forma inteligente com a ajuda da tecnologia

Não é apenas na hora de trocar e-mails e mensagens que a internet pode ser útil para sua empresa. Existem vários aplicativos que podem ajudar a gerenciar projetos e equipes de uma forma organizada e incentivar todos que trabalham com você a também fazerem uma boa gestão do tempo.

Aplicativos como o Todoist e o Teamwork, por exemplo, são bons para listar tarefas e prazos e organizá-los por projeto, e podem ser usados por todos os membros da sua empresa de forma integrada. Se o seu negócio envolve projetos grandes, com muitas etapas e subtarefas que acontecem simultaneamente, pode ser interessante buscar uma ferramenta um pouco mais completa.

O aplicativo Trello é uma opção nesse sentido. Com ele, times visualizam projetos a partir do sistema kanban, que divide as tarefas conforme o status de cada uma delas (se sua equipe não for muito tecnológica, você também pode apostar no kanban num quadro branco com post-its). Outra opção interessante de aplicativo de gerenciamento de projetos é o Asana, que tem até espaço para brainstorming na própria ferramenta. Apps como esses costumam ter versões gratuitas e pagas, e podem ser ótimas opções para deixar você a par do que está acontecendo na sua empresa de forma fácil e rápida.

Independentemente dos caminhos e ferramentas que você escolher para melhorar a gestão do seu tempo, o importante é que você leve em consideração as suas necessidades e o seu jeito de trabalhar. Talvez trabalhar de madrugada e ter a tarde livre é o que funciona para você, e não há nada de errado nisso. Apenas procure reservar um tempo para você e sua família, e aprenda a se desligar das preocupações do trabalho nesses momentos. Dessa forma, a experiência de empreender será ainda mais recompensadora.

 

Para você ficar mais segura:

Livros: 18 Minutes – Peter Bregman

Artigos: Empreendedor: aprenda a gerenciar o seu tempo – Thais Godinho

Time Management for the Time-Challenged – Forbes

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