0 comments

Quando você decidiu abrir a própria empresa, provavelmente sabia que teria muito trabalho. Mas talvez você não tenha pensado que uma parte bem importante desse trabalho seria se comunicar com várias pessoas. Quem é naturalmente extrovertida e gosta de conversar, normalmente não tem problemas de comunicação. Já para as pessoas mais tímidas, as conversas podem ser um grande obstáculo.

No dia a dia de uma empresa, você está sempre em contato com funcionários, clientes e parceiros. Por isso, dominar a arte da comunicação é essencial. Se você faz parte do grupo de empreendedoras tímidas, não se preocupe. Existem maneiras de melhorar a comunicação, para que você passe confiança, segurança e evite mal-entendidos quando for tratar de negócios. Abaixo, damos algumas dicas para que você se dê bem nas conversas:

Seja uma boa ouvinte

Em qualquer conversa de negócios, é importante que você tenha em mente o que pretende alcançar. Na hora de buscar um investimento, uma parceria ou de negociar com um funcionário, não esqueça de ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Assim fica mais fácil evoluir a conversa e cobrir todos os pontos necessários. Além disso, quando a outra pessoa percebe que você a ouve com atenção, tem mais confiança no seu trabalho, o que pode facilitar muito as coisas.

“Nem sei dizer quantas pessoas realmente importantes já disseram que ouvir talvez seja a habilidade mais importante que podemos desenvolver”, disse Celeste Headlee, escritora e locutora de rádio, em seu TED Talk. Para ela, “se não consegue fazer isso, você não está numa conversa”. Vale a pena conferir a TED Talk dela para se inspirar para suas próximas reuniões:

Preste atenção na linguagem corporal

Não é só o que uma pessoa fala que faz a diferença. Em uma reunião, preste atenção em como os participantes se movem, nas suas expressões faciais e nos gestos que usam ao falar. Isso tudo pode ajudar você a entender melhor o seu interlocutor. E se você é tímida, trabalhar na sua linguagem corporal pode ajudar até mesmo para ganhar mais confiança e as conversas fluírem melhor, como dissemos aqui no Mulheres Seguras.

Mantenha o controle

Parte do trabalho de uma empreendedora é resolver problemas. Lidar com clientes insatisfeitos, negociar com fornecedores: tudo isso exige que você consiga se comunicar sob pressão. É essencial estar preparada para tratar dos problemas que podem surgir ao longo do dia, e manter a calma e o controle para que tudo termine bem. Nossas dicas para uma convivência saudável com o estresse podem ajudar você nisso.

Seja clara e direta

Quando você fica nervosa, provavelmente começa a se perder nas ideias e a se enrolar quando precisa falar. Uma boa maneira de evitar isso é ser concisa, clara e direta. Além de ajudar na hora de se comunicar, isso faz com que você não perca tanto tempo e cumpra mais tarefas.

Tenha confiança no seu valor

Não é por acaso que você se tornou empreendedora. Provavelmente você escolheu um setor que conhece bem e sabe tratar do assunto. Tenha confiança na hora de vender seu produto e serviço, e tente se diferenciar de concorrentes e mostrar o seu valor no mercado. Você sabe do que está falando, às vezes o único impedimento para uma comunicação clara é você mesma.

Tenha um objetivo

Depois de pensar no que você quer falar, e em como quer falar, você precisa de uma razão. Por que você está tratando de determinado assunto? O que você espera que as pessoas aprendam? O que espera que elas levem consigo depois da conversa? É importante ter um objetivo e um resultado esperado de cada reunião.

Pense nessas técnicas antes da sua próxima reunião. Prepare-se e pense nos aspectos principais e nos objetivos do encontro e, principalmente, tente manter a calma. Assim as chances das coisas saírem como você deseja são maiores e, aos poucos, suas habilidades de comunicação ficam melhores.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos: 7 Communication Skills Every Entrepreneur Must Master – Entrepreneur

How Effective Is Your Business Communication Skill? – Forbes

Vídeo: 10 ways to have a better conversation – TED Talks

Comentários

Posts Relacionados

Há três anos, a ONU criou o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro,...

No final de 2015, a ONU divulgou uma lista de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Metas...

Quais são as suas prioridades enquanto empreendedora? Não é fácil responder essa pergunta, certo?...

Leave a Reply