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Você virou noites planejando o negócio dos seus sonhos, até que o colocou no mercado e percebeu que as coisas não estão acontecendo exatamente como havia imaginado. Talvez, os clientes não estejam usando seu produto da forma ideal, ou você esteja atraindo uma clientela totalmente diferente do que você esperava. Já passou por esta experiência? Bem-vinda ao clube! Não há uma empreendedora que entrevistamos aqui no Mulheres Seguras que não precisou mudar nada no rumo da empresa. E as alterações não são exclusividade de quem está começando. O mercado muda, o comportamento do consumidor muda, e até mesmo multinacionais também estão lidando a todo momento com mudanças — em casos de empresas com milhares de funcionários são processos lentos e complexos.

Se percebeu que o seu negócio, consolidado ou não, precisa mudar de rumo, saiba que está na vantagem: pequenas empresas, com menor número de funcionários e “vícios” de mercado têm mais flexibilidade e conseguem acompanhar tendências de forma muito mais rápida. Mas, como saber qual é a hora de mudar? Para onde ir com esse novo rumo? Essas são perguntas muito particulares e as respostas variam muito de situação para situação. Porém, você pode levar nossas dicas em conta na hora de tomar essa decisão:

Confie na sua intuição

Como identificar a necessidade de mudança e decidir o novo caminho que sua empresa deve seguir? Um fator essencial que pode, por medo, ser deixado de lado é também o mais óbvio: seguir seu feeling. Quem empreende precisa aprender a sentir as nuances do mercado e apostar quando percebe que enxergou uma oportunidade. Travar por insegurança pode bloquear o crescimento do seu negócio. Se você ainda tem um pouco de dificuldade de confiar na sua intuição, siga as dicas que demos aqui no Mulheres Seguras para aprender a usá-la a seu favor.

Aposte no pivot

Uma ótima maneira de testar novas estratégias para a sua empresa sem mudar a essência do negócio é fazendo um pivot – mais um conceito da Startup Enxuta, de Eric Ries, de quem você certamente já ouviu falar. “Pivotar”, o verbo abrasileirado deste conceito, consiste em uma revisão do modelo de negócio. Você pode perceber, por exemplo, que aquilo que era apenas uma parte do seu produto vai ser um produto mais rentável, ou que seu serviço precisa ser adaptado, pois os clientes não precisavam do que você estava tentando vender. Existem vários tipos de pivot, como esse artigo da Endeavor mostra, mas independentemente do tipo de mudança que seu negócio precisa viver, vai necessitar de planejamento.

Planeje sua estratégia de mudança

No momento em que definir qual é o novo rumo que sua empresa deve seguir, foque no planejamento. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo e defina, de forma objetiva, o que precisa ser feito para atingi-las. Lembre-se de prever nesse planejamento como a mudança vai se refletir na sua marca, e como você vai comunicar esse novo caminho para quem já é seu cliente.

Observe e escute

Às vezes, ouvir a perspectiva de alguém de fora é tudo o que você precisa para entender melhor o seu negócio. Por isso, para saber identificar novas oportunidades para sua empresa, aprenda a abrir os olhos e os ouvidos para o mercado. Acompanhe tendências, siga o trabalho de concorrentes, fale com outras empreendedoras e, acima de tudo, escute os seus clientes – os que elogiam e os que criticam o seu trabalho. Aprender a valorizar outras opiniões é uma habilidade essencial para quem empreende.

Considerar novos rumos para o seu negócio não é algo que você deve fazer apenas quando as coisas não estiverem indo tão bem. Avaliar oportunidades de mudanças precisa ser uma constante na vida de uma empreendedora que quer crescer. Por isso, saia da zona de conforto, tenha a mente aberta para novos desafios e não tenha medo quando chegar a hora de mudar.

 

Para você se sentir mais segura:

Pivot: 10 formas de dar um 360° no seu negócio – Endeavor

How to Always Be Ready to Adapt Your Business to Change – Entrepreneur

Overcome Resistance to Change with Two Conversations – Harvard Business Review

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