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Você está prestes a abrir sua empresa, mas falta algo: a contratação dos funcionários. Selecionar os candidatos ideais para o seu empreendimento é um desafio, mas precisa ser encarado. Provavelmente, sua primeira dúvida seja: por onde começar? Um anúncio nas redes sociais ou sites de emprego vai resultar em uma chuva de currículos no e-mail. Mas antes de escolher os profissionais que serão entrevistados, você precisa definir detalhes importantes.

O ramo do seu empreendimento e os cargos a serem preenchidos já indicam o tipo de profissional que você deve procurar. Além disso, é importante que você tenha em mente características, valores e habilidades que estejam de acordo com a sua empresa. Depois que isso estiver claro para você, é a hora de analisar os currículos e começar a agendar as entrevistas.

Pense em perguntas únicas

Os currículos são os primeiros determinantes de funcionários em potencial. Mas é só durante as entrevistas que você pode descobrir o quão verdadeiras são as habilidades dos candidatos, como eles falam sobre elas e que argumentos usam para convencer que são certos para o cargo. Uma técnica usada por vários executivos e CEOs de grandes empresas, como mostra a revista Business Insider, é criar uma pergunta especial para entender melhor quem são os profissionais. Miranda Kalinowski e Lori Goler, do Facebook, costumam perguntar “No seu melhor dia de trabalho – aquele que você chega em casa e pensa que você tem o melhor emprego do mundo – o que você fez?”. Já a pergunta preferida de Stewart Butterfield, cofundador do Flickr e diretor executivo do Slack, é: “O que você quer ser quando crescer?”. Essas perguntas ajudam muito na hora de conhecer melhor os candidatos e ver como eles reagem a uma entrevista menos tradicional, e isso facilita sua escolha.

Teste o conhecimento sobre a sua empresa

Além das qualificações de cada um, você precisa considerar outros fatores. Por exemplo, é essencial que eles conheçam a empresa e que tenham pesquisado sobre os produtos ou serviços oferecidos. Todos possuem conhecimentos e habilidades, mas talvez você seja mais importante dar valor aos que demonstram que se esforçaram para aprender e melhorar ainda mais. Afinal, ninguém sabe tudo sobre tudo e sempre é possível desenvolver novas habilidades para fazer um trabalho de qualidade.

O processo de escolher quem vai trabalhar com você é um desafio, especialmente quando estamos falando da sua própria empresa. Mas se tiver em mente o que procura, o que pode ajudar o seu negócio a crescer e quais valores são mais importantes em um funcionário, já está no caminho certo. Na hora de decidir, analise esses fatores e também confie na sua intuição, ela pode ajudar bastante.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos:What I Look for in Candidates Interviewing at My Startup – Harvard Business

Review

Here’s what Elon Musk, Richard Branson, and 29 other successful people ask job

candidates during interviews – Business Insider

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