Estratégia

Quantas tarefas da sua agenda você completou hoje? Provavelmente é assim que você mede sua produtividade. E você está certa, mas não completamente. Claro, finalizar todos os projetos, relatórios e entregas no prazo é importante. Mas não é só isso que determina o sucesso da sua empresa. Um artigo da Harvard Business...

Depois de muito trabalho, esforço, dedicação e um tanto de dinheiro, seu negócio não deu (ou não está dando) certo. Não pense que está na hora de desistir e voltar para o emprego que você não aguentava mais. Falhar, no mundo do empreendedorismo, é bastante comum e, ao contrário do que você possa pensar, é...

Nosso mundo muda cada vez mais rápido. A cada ano, tecnologias se atualizam, e novas formas de pensar e de fazer as coisas surgem. É por isso que a criação de uma cultura de inovação nas empresas nunca foi tão importante. Uma pesquisa de 2015 feita pela CNI com cem executivos brasileiros mostra que 57% das empresas...

Você é uma empreendedora nata? Situacionista? Ou idealista? Estes são apenas alguns dos perfis empreendedores identificados pelo estudo Cultura Empreendedora No Brasil, realizado pelo Instituto Empreender Endeavor. Mas existem vários outros perfis e não significa, necessariamente, que você se enquadre em apenas um. O...

Em 2014, a ONU, a Fundação das Nações Unidas e o Departamento de Estado Americano lançaram o Women’s Entrepreneurship Day, ou Dia do Empreendedorismo Feminino. No primeiro aniversário da iniciativa, a data foi celebrada em 144 países. No Brasil, o evento foi organizado por Deb Xavier, fundadora do Jogo de Damas e...

Quando você começa a pensar em abrir uma loja, virtual ou física, uma das suas primeiras preocupações é com quanto vai precisar vender, e para quantos clientes, para que o negócio dê retorno. E não é à toa: afinal, apesar de muita gente afirmar não ter intimidade com eles, números e métricas são uma parte importante...

Você sabe bem que grande parte do trabalho de quem tem um negócio próprio é encontrar soluções – ou, em outras palavras, resolver problemas. Do vazamento da torneira do escritório ao site que saiu do ar, seu dia a dia é cheio de desafios. Mas, com o passar do tempo, situações como estas entram na rotina e fica mais...

Você alugou um escritório, contratou funcionários e está pronta para começar a trabalhar. Agora você precisa de clientes. Mas como fazer com que a sua empresa seja vista? O marketing boca a boca e o networking podem ser muito importantes, mas eles não são suficientes. De experimentar um restaurante novo a investir em...

Trace um plano com objetivos, prazos e recompensas para os seus funcionários. Muitas vezes, o que as pessoas mais querem ouvir do seu chefe é o que a empresa espera delas. Mesmo que a relação com seus funcionários seja ótima, o ideal é que todos se sintam confiantes de que estão trabalhando dentro das expectativas –...

Lembra quando você comprou seu primeiro carro? Por alguns anos, ele foi perfeito para o caminho até o trabalho e para seus passeios de fim de semana. Até que um belo dia, você começou a achar ele apertado, meio velhinho, e passou a sonhar com um carro maior, que combinasse melhor com seu estilo de vida e seu...