Faça o seu negócio crescer usando o canvas

Estratégia  /   / Por Mulheres Seguras  /  Por
0 comments

Como saber se a sua ideia de negócio é viável? Quais perguntas se fazer para testá-la? Onde trabalhar para que ela fique mais forte? Se questões como essa passam pela sua cabeça quando pensa em empreender, saiba que não está só. Mesmo quem já está no comando de um negócio se pergunta como fazê-lo crescer. Para ajudar a resolver essas e outras questões foi criado o Business Model Canvas. Mas pode chamar só de canvas.

CONTINUAR LENDO

O negócio em uma página

A ferramenta de planejamento estratégico foi desenvolvida por Alexander Ostewalder numa tentativa de simplificar a ideia do plano de negócios. Em vez de páginas e páginas de uma proposta cheia de fantasia, um modelo visual, capaz de mostrar em uma só página qual o modelo de negócios da empresa. Um mapa visual que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou aprimorar aqueles já existentes. Funciona como uma espécie de quadro, dividido em nove blocos, onde cada aspecto do negócio é desafiado.

Nosso modelo do Mulheres Seguras abaixo, você encontra a explicação do que deve entrar em cada bloco. Imprima e preencha com o canvas do seu negócio:

MS_CANVAS_A4

Por que fazer Canvas?

Preenchendo os nove blocos (com as ideias de cada casa) você consegue conceituar o seu empreendimento, e então entender como pode administrá-lo e gerar valor de interesse do mercado, definindo fluxos, processos e ainda uma análise geral do modelo de negócios. Por isso, ele é o exercício ideal para quando você está começando uma empresa e quer se planejar, ou quando está começando uma nova fase.

Considere tudo o que escrever como hipótese

Tudo o que você escreve no canvas são hipóteses. Você levanta possibilidades, começa a trabalhar com elas e depois deve, obrigatoriamente, ajustar com o que for descobrindo. É por isso que ele precisa ser revisto e refeito com frequência ao longo da história do seu negócio. O melhor canvas é aquele que é vivo, em constante evolução.

Seja específica

Nada de colocar conceitos genéricos ou muito amplos, por exemplo, sobre a sua proposta de valor. Isso não ajuda você. Seu canvas precisa ter informações precisas em cada item. É isso que faz com que ele realmente funcione.

O canvas é uma ferramenta fundamental para reforçar o desenho da sua proposta de negócio e até conversar melhor com possíveis sócios ou investidores. Não deixe de fazer e refazer o seu canvas com frequência. Acredite: ele vai te ensinar muito sobre sua própria empresa.

 

Para você se sentir mais segura:

Canvas: como estruturar seu modelo de negócio – Sebrae
How to use the business model canvas for innovation – Design a better business

RECOLHER

Comentários

Posts Relacionados

Pode ser a demanda que aumentou e mostrou a você que o negócio pode crescer ainda mais. Pode ser...

Abrir o próprio negócio vai além de ter uma boa ideia, ferramentas e o investimento inicial para...

A época de férias escolares e recessos de final de ano traz alguns contratempos para quem tem um...

Leave a Reply