Felicidade no trabalho é possível?

Desenvolvimento Pessoal  /   / Por Mulheres Seguras  /  Por
0 comments

Ser feliz no trabalho é o sonho de todo mundo. Ganhar mais dinheiro, ter mais autonomia, aproveitar a flexibilidade de horários – tudo isso parecia prometer uma vida melhor quando você abriu seu negócio. Mas a realidade acaba se mostrando estressante e cheia de desafios inimagináveis. Afinal: é uma ilusão procurar a felicidade no trabalho? Ou existem meios de se encontrá-la? O Mulheres Seguras compartilha aqui algumas dicas para que você não se sinta só – nem desanimada – no projeto de tornar seu trabalho um motivo de realização na sua vida.

CONTINUAR LENDO

É do interesse das empresas ter funcionários felizes
Segundo Lygia Pontes, consultora especializada no tema, “um ambiente profissional positivo é a chave para o sucesso das empresas, afinal, quando estão felizes, os colaboradores são 12% mais eficientes”, citando uma pesquisa da Warrick University que chegou a esse resultado. É por isso que empresas como a Google investem em ambientes de trabalho positivos e atividades para manter os funcionários felizes e motivados.

Encontrar um propósito no que se faz
“Quem tem um porquê, aguenta qualquer como”. Essa frase de Dostoievsky lembra que motivação é aquilo que nos faz superar qualquer dificuldade. Por isso é importante que não só você mas todos na sua empresa tenham um propósito maior ao realizar seu trabalho – e enfrentar as situações de estresse que ele proporciona. Costureiras realizam os sonhos das noivas. Professores de educação física proporcionam saúde e bem estar para a sociedade. E mesmo o sonho de empreender pode sustentar projetos pessoais como o de estar mais disponível para os filhos pequenos. Para quem o que você faz é importante? Quem não deixa você desistir dos seus sonhos? Foque nisso quando estiver precisando renovar suas forças.

Não depositar no trabalho todo o peso da realização pessoal
O trabalho não deve ser a única fonte de realização na sua vida. Os outros aspectos como saúde, família e proximidade com as pessoas de quem se gosta não podem ficar permanentemente em segundo plano. A felicidade é um conjunto de coisas que se encontra no equilíbrio de cada parte que compõe a sua vida.  O que não quer dizer que, em determinados momentos, o trabalho não acabe consumindo mais você do que qualquer outra coisa. Se está faltando equilíbrio na sua vida, comece a pensar como reencontrá-lo aos poucos.

Sempre buscar o lado positivo
Sob estresse do trabalho, a lente com que observamos o mundo fica embaçada. A balança pende para o lado do estresse e da pressão, na tentativa de que as coisas funcionem à força. Segundo Shawn Achor, especialista que estudou o tema da felicidade em Harvard, isso é um grande erro. É preciso mudar a chave para o positivo antes de qualquer coisa. Um exercício recomendado por ele é, durante 21 dias, se esforçar para encontrar 3 motivos de gratidão na sua vida – e no trabalho. Ele garante que esses dois minutos expressos em positividade por dia são capazes de mudar o modo como vemos as coisas. Com o tempo nos acostumamos a ver as coisas de uma forma mais positiva – e isso tem impacto em todos os aspectos da nossa vida.

 

Para você se sentir mais segura:
The happy secret to better work– Shawn Achor
Should We Be Happy At Work? – Forbes

RECOLHER

Comentários

Posts Relacionados

Você sabia que o Brasil possui mais de 24 milhões de mulheres empreendedoras? De acordo com...

Os motivos para ter passado um período sem trabalhar são variados. Pode ter sido a escolha de se...

Mindfulness é a palavra do momento. Celebridades, estudantes, empreendedoras: está todo mundo...

Leave a Reply