Isso me Inspira: Promovendo o empreendedorismo através do design

Isso me Inspira  /   / Por Aline Mello  /  Por
0 comments

À primeira vista, a empresa de Fernanda Mujica e Alessandra Cavendish pode parecer apenas mais um estúdio de design. Mas basta ouvir um pouco do que essas empreendedoras têm a dizer sobre a criação de uma marca, para entender que o trabalho da Avocado Design vai muito além do branding.

A vontade de abrir o próprio negócio surgiu por uma angústia comum a muitas empreendedoras: as sócias não concordavam com a maneira que as coisas eram feitas em sua área de formação. “Sentíamos que nas agências de publicidade a criatividade ficava em segundo plano, e a gente achava que aquilo podia ser feito em um modelo diferente”, conta Fernanda. Ela e Alessandra resolveram buscar o próprio caminho pouco tempo depois de se formarem na UnB, onde foram colegas na empresa júnior. Fernanda voltou com novas ideias de uma pós-graduação na Espanha, e chamou a colega para colocarem elas em prática juntas.

Foi assim que, em 2012, surgiu a Avocado, batizada assim por causa da fruta mesmo, o abacate. O fruto do abacateiro é uma metáfora para o trabalho diferenciado de branding que elas fazem: a casca é o design da marca, é o logo que as pessoas veem; a polpa é a mensagem que aquele logo transmite; e a semente é a mudança que a marca faz no mundo. Fernanda e Alessandra começaram com o objetivo de atender ONGs, mas perceberam que o mercado não tinha interesse no serviço. Logo no começo, as amigas tiveram que mudar o rumo do negócio: sua primeira grande lição no empreendedorismo.

“No começo foi muito difícil. Éramos jovens e não tínhamos muita experiência. Queríamos negociar os preços, e não sabíamos nem como emitir uma nota.”, relembra Fernanda. Para completar, as meninas tinham um outro grande desafio: eram o primeiro estúdio de design de Brasília fundado por mulheres. Foi nos desafios da primeira empresa que as sócias perceberam um mercado em potencial: os empreendedores. Com a expertise de quem já passou pelos problemas de começar um negócio, a Avocado criou aos poucos sua própria forma de fazer branding, que começa muito antes da hora de desenhar o logotipo da marca.

“Temos clientes que chegam pra nós só falando: ‘Quero abrir uma empresa’.”

Grande parte do trabalho da Avocado consiste em planejamento e pesquisa. Cada projeto, que costuma levar de dois a três meses, começa com uma conversa “de igual para igual” com o cliente. “Eles chegam com muitas dúvidas sobre a própria empresa, e a gente ajuda a modelar o negócio deles, com nosso conhecimento, usando design thinking”, afirma Fernanda.

A partir dessa conversa, e de trocas de ideias constantes durante o processo de criação, a Avocado capta o DNA de cada marca, para traduzi-lo em um trabalho de design – a casca do abacate. O trabalho personalizado das meninas atrai cada vez mais clientes de diversas áreas – saúde, decoração, arquitetura, gastronomia. Cada reunião com o cliente é também uma troca de experiências entre empreendedores, e inevitavelmente os contatos continuam mesmo depois da entrega dos projetos.

“Nosso contador virou contador dos nossos clientes.”

Esse atendimento diferenciado se reflete também no dia a dia da Avocado Design. “Eu e a Ale nos dividimos entre as tarefas mais administrativas, mas na hora de criar, todo mundo senta junto na mesma mesa”, conta Fernanda. O atendimento intimista e único da Avocado tem dado muito certo, e o plano das sócias é continuar assim, no formato boutique, com poucas pessoas fazendo um trabalho inovador e personalizado.

Para quem tem vontade de empreender e está em busca do caroço do seu abacate, Fernanda aconselha, antes de tudo, a não ter medo. “E se você tiver a oportunidade, faça um protótipo do negócio, testar para ver se vai funcionar”, afirma ela. E para aguentar os problemas e mudanças de rumo da vida de quem empreende, Fernanda conclui: precisa ser proativa, e ter muita força de vontade. Com isso e com amor, todo mundo chega lá.

 

Conheça a Avocado Design:

Site oficial: http://www.avocadodesign.org

Facebook: https://www.facebook.com/avocadodesign/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/avocado-design

 

Comentários

Posts Relacionados

O dia de trabalho ou de estudos de uma pessoa envolve locomoção durante o dia, seja pegando metrô,...

Gabriela Corrêa nunca se intimidou com profissões comumente associadas aos homens. Depois de...

Quando se formou em Direito no interior do Rio Grande do Sul, a única certeza que Aldrey Zago tinha...

Leave a Reply