Isso me Inspira: Promovendo o empreendedorismo através do design

Isso me Inspira  /   / Por Aline Mello  /  Por
0 comments

À primeira vista, a empresa de Fernanda Mujica e Alessandra Cavendish pode parecer apenas mais um estúdio de design. Mas basta ouvir um pouco do que essas empreendedoras têm a dizer sobre a criação de uma marca, para entender que o trabalho da Avocado Design vai muito além do branding.

A vontade de abrir o próprio negócio surgiu por uma angústia comum a muitas empreendedoras: as sócias não concordavam com a maneira que as coisas eram feitas em sua área de formação. “Sentíamos que nas agências de publicidade a criatividade ficava em segundo plano, e a gente achava que aquilo podia ser feito em um modelo diferente”, conta Fernanda. Ela e Alessandra resolveram buscar o próprio caminho pouco tempo depois de se formarem na UnB, onde foram colegas na empresa júnior. Fernanda voltou com novas ideias de uma pós-graduação na Espanha, e chamou a colega para colocarem elas em prática juntas.

Foi assim que, em 2012, surgiu a Avocado, batizada assim por causa da fruta mesmo, o abacate. O fruto do abacateiro é uma metáfora para o trabalho diferenciado de branding que elas fazem: a casca é o design da marca, é o logo que as pessoas veem; a polpa é a mensagem que aquele logo transmite; e a semente é a mudança que a marca faz no mundo. Fernanda e Alessandra começaram com o objetivo de atender ONGs, mas perceberam que o mercado não tinha interesse no serviço. Logo no começo, as amigas tiveram que mudar o rumo do negócio: sua primeira grande lição no empreendedorismo.

“No começo foi muito difícil. Éramos jovens e não tínhamos muita experiência. Queríamos negociar os preços, e não sabíamos nem como emitir uma nota.”, relembra Fernanda. Para completar, as meninas tinham um outro grande desafio: eram o primeiro estúdio de design de Brasília fundado por mulheres. Foi nos desafios da primeira empresa que as sócias perceberam um mercado em potencial: os empreendedores. Com a expertise de quem já passou pelos problemas de começar um negócio, a Avocado criou aos poucos sua própria forma de fazer branding, que começa muito antes da hora de desenhar o logotipo da marca.

“Temos clientes que chegam pra nós só falando: ‘Quero abrir uma empresa’.”

Grande parte do trabalho da Avocado consiste em planejamento e pesquisa. Cada projeto, que costuma levar de dois a três meses, começa com uma conversa “de igual para igual” com o cliente. “Eles chegam com muitas dúvidas sobre a própria empresa, e a gente ajuda a modelar o negócio deles, com nosso conhecimento, usando design thinking”, afirma Fernanda.

A partir dessa conversa, e de trocas de ideias constantes durante o processo de criação, a Avocado capta o DNA de cada marca, para traduzi-lo em um trabalho de design – a casca do abacate. O trabalho personalizado das meninas atrai cada vez mais clientes de diversas áreas – saúde, decoração, arquitetura, gastronomia. Cada reunião com o cliente é também uma troca de experiências entre empreendedores, e inevitavelmente os contatos continuam mesmo depois da entrega dos projetos.

“Nosso contador virou contador dos nossos clientes.”

Esse atendimento diferenciado se reflete também no dia a dia da Avocado Design. “Eu e a Ale nos dividimos entre as tarefas mais administrativas, mas na hora de criar, todo mundo senta junto na mesma mesa”, conta Fernanda. O atendimento intimista e único da Avocado tem dado muito certo, e o plano das sócias é continuar assim, no formato boutique, com poucas pessoas fazendo um trabalho inovador e personalizado.

Para quem tem vontade de empreender e está em busca do caroço do seu abacate, Fernanda aconselha, antes de tudo, a não ter medo. “E se você tiver a oportunidade, faça um protótipo do negócio, testar para ver se vai funcionar”, afirma ela. E para aguentar os problemas e mudanças de rumo da vida de quem empreende, Fernanda conclui: precisa ser proativa, e ter muita força de vontade. Com isso e com amor, todo mundo chega lá.

 

Conheça a Avocado Design:

Site oficial: http://www.avocadodesign.org

Facebook: https://www.facebook.com/avocadodesign/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/avocado-design

 

Comentários

Posts Relacionados

Luciana Nardini sempre foi aquela amiga que organiza a vida de todo mundo: cria planilha para...

Quando entraram na Faculdade de Direito da USP, um mundo de novas ideias se abriu para Ana Paula...

“Eu gosto de dizer que um mais um são três”. É assim que Claudia Pires, criadora e sócia da startup...

Leave a Reply