0 comments

Quem já empreendeu sabe bem que abrir um negócio não é fácil, e requer muita dedicação e trabalho. E também não é novidade que ter filhos e começar uma família requer tanta – ou mais – dedicação e trabalho. Há quem acredite que encarar esses dois desafios juntos é impossível. Mas existem milhares de mulheres que decidem seguir os dois sonhos e acabam alcançando sucesso tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Repetimos: ser mãe e empreendedora é trabalhoso, mas está longe de ser impossível. Não existe uma fórmula secreta para isso, mas maneiras de tornar os dois trabalhos um pouco mais fáceis e proveitosos. Se você está nesse dilema, nós podemos ajudar. Preparamos algumas dicas para ajudá-la nesta dupla função:

Seja super organizada

O primeiro passo para conseguir balancear trabalho e maternidade é ser organizada. Tente deixar os documentos que precisa em um lugar de fácil acesso, tenha tudo o que você precisa para trabalhar à mão, e não perca tempo com bagunça. Assim, consegue definir seu horário para os negócios e o tempo que vai passar com os filhos e a família.

Tenha um planejador

Pode ser uma agenda de papel ou um app, o importante é que você possa ver, com facilidade, os compromissos do seu dia. Aplicativos como Todoist e Any.Do, por exemplo, criam listas de tarefas para deixar sua rotina mais organizada. Já o Google Calendar, que já vem instalado em smartphones Android, e o Cal Calendar ajudam na hora de marcar reuniões ou outros compromissos fora do escritório. Separe assuntos de trabalho e assuntos pessoas, para que um não atrapalhe o outro. Quando se trata de filhos, é importante ser flexível. Afinal, imprevistos podem acontecer, mas se você tiver um planejamento, fica mais fácil dar conta de tudo.

Aproveite bem o tempo

Como falamos, imprevistos acontecem. Mas é essencial que você aproveite bem o seu tempo, tanto para o trabalho quanto para a família. É bem provável que o trabalho comece bem cedo e, às vezes, termine tarde. Afinal, você pode responder e-mails ou terminar relatórios fora do horário comercial. Marque reuniões ou faça qualquer atividade que exija sua presença das 8h às 18h. Talvez, você prefira fazer reuniões de manhã e ter a tarde mais livre para ficar com os filhos, ou vice-versa. O importante é dividir o seu tempo de uma forma que funcione melhor para você. Como a Lisella Zaffari falou aqui no Mulheres Seguras, “quando você é dona do próprio negócio, não existe diferença entre febre e partida de futebol. É você que decide”.

Pense à frente

No fim do dia, é provável que você esteja bem cansada. Mas pode ter uma manhã bem mais tranquila se deixar algumas coisas prontas na noite anterior. Por exemplo, deixar o café da manhã pré-preparado, separar as roupas das crianças para a escola, ou mesmo organizar a sua mesa de trabalho.

Crie uma rede de apoio

Não é novidade que fazer tudo sozinha deixa a situação bem mais difícil. No trabalho, sua sócia ou gerente sempre podem dar uma mãozinha. Em casa, nada mais justo do que contar com a ajuda do pai para cuidar das crianças, ou mesmo de uma tia ou da vovó. A Tânia Macriani, por exemplo, nos contou que a decisão de dividir as tarefas pessoais foi feita com o marido. “Nós sempre tivemos a consciência de que casa e filho se partilham”, comenta. É importante ter um sistema de apoio que permita que você seja mãe e tenha um negócio sem ficar completamente esgotada.

Cada mãe-empreendedora sabe da sua rotina e qual a melhor forma de organizá-la. E se você está pensando em encarar esse desafio duplo, tenha em mente essas dicas para organizar melhor seu tempo e suas prioridades. Você não precisa abrir mão de um sonho para realizar outro. Basta saber que, com dedicação, trabalho e organização tudo pode dar certo.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos: Mulheres Seguras: Por que ser mãe e empreendedora tem tudo para dar certo

Entrepreneur: 10 Tips for Balancing Work and Motherhood

Comentários

Posts Relacionados

Dia das mães, dos namorados, dos pais, das crianças, Black Friday, Natal… Todas essas datas têm uma...

Não importa se você empreende ou é funcionária de uma empresa: retornar ao trabalho após tornar-se...

Graças à internet, temos a oportunidade de ouvir e aprender com pessoas de cidades, opiniões e...

Leave a Reply