Meus clientes foram viajar. E agora?

Estratégia  /   / Por Ivi Piotto  /  Por
0 comments

A época de férias escolares e recessos de final de ano traz alguns contratempos para quem tem um negócio local. Se a sua atividade comercial depende de vendas frequentes, esse período pode ser complicado, pois os clientes viajam e o movimento naturalmente desacelera. Mas um bom planejamento de ações pode reverter essa situação. Fique tranquila, nós preparamos algumas dicas e estratégias para ajudar você e o seu negócio:

CONTINUAR LENDO

Diferencie sua entrega

Se o seu negócio é focado em vendas de produtos, estude a possibilidade de fazer entregas nas cidades de veraneio, mesmo que isso signifique um investimento maior. Os clientes normalmente preferem uma fornecedora já conhecida e prestar um atendimento diferenciado vai fidelizar seu cliente e pode inclusive render uma indicação. Quem sabe você não expande seus negócios!

Promoções temáticas

Uma boa dica é aproveitar a temática de praia, família e descanso e pensar em promoções especiais. Se o seu empreendimento já está relacionado a esses assuntos, ofereça combos ou descontos progressivos (um produto com 10% de desconto e dois com 20% e assim por diante). Caso a sua empresa não tenha muito a ver com férias, pense em oferecer cupons para sorteio ou brindes que sejam almejados nessa época, como entradas para um parque de diversões para a família, ou um kit com guarda-sol e esteira, por exemplo.

Facilite o pagamento

Presentes de Natal, festas de confraternização, viagens: os boletos do final do ano vão se acumulando. Por isso, facilitar a forma de pagamento pode ser um caminho para você se diferenciar e atrair as pessoas que ficaram na cidade. Afinal, com certeza uma parcela da sua clientela continua em casa. Prepare ações especiais para essas pessoas, como promoções, eventos e brindes e aproveite o movimento calmo para focar no atendimento especializado.

Fique de olho nas oportunidades

Começo de ano é tempo de renovar e muita gente faz promessa de fazer coisas novas: malhar, estudar, viajar, mudar o corte de cabelo, aprender a tocar violão. Analise quais os aspectos do seu negócio podem ser evidenciados nesse momento para suprir as demandas dos consumidores por novos hábitos. Por exemplo: se você é dona de uma escola ou ministra algum curso de habilidades manuais, janeiro é o período perfeito para manter as portas do seu estabelecimento abertas para tirar dúvidas e realizar matrículas.

Foque no relacionamento

Aproveite o momento de relaxamento para enviar materiais institucionais do seu negócio. Mesmo que a sua clientela esteja longe, uma mensagem de WhatsApp lembrando dos serviços que você presta e produtos que você vende pode garantir vendas futuras. É importante, porém, usar uma comunicação menos agressiva e mais amigável. Uma ideia é passar dicas úteis relacionadas ao seu negócio que possam ser aproveitadas nas férias. Por exemplo: se você tem um salão de beleza, pode dar dicas de como as clientes podem cuidar das suas unhas na praia ou proteger a pele do sol. Pode ter certeza que seus clientes lembrarão de você assim que retornarem.

Apesar do desafio, esse período é um bom momento também para você se planejar para o ano que começa. Reflita sobre seu empreendimento, seus produtos e seu público e analise como você pode se diferenciar dos concorrentes em 2018.

 

Para você se sentir mais segura:

Vendas de Final de Ano: 5 dicas para vender mais DNA Vendas

Tendências de promoções para final de ano – Sebrae

O que fazer quando os clientes entram de férias? – Pequenas empresas, Grandes Negócios

 

RECOLHER

Comentários

Posts Relacionados

Você já parou para pensar na quantidade enorme de mudanças que presenciamos nos últimos anos? Não é...

Não existe momento melhor para tirar os projetos do papel do que o início de um novo ano –...

O empreendedorismo feminino é um movimento importante para a independência e o empoderamento das...

Leave a Reply