Minidicas #11

Gestão de Pessoas, Minidicas, Processos e Operação  /   / Por Aline Mello  /  Por
0 comments

Chegou a hora de aumentar sua equipe. Não importa quanta experiência você tenha em fazer entrevistas de emprego. Quando o negócio é seu, escolher a pessoa certa para o trabalho parece ser um desafio muito maior. Afinal, você só quer o melhor para a sua empresa, certo? Como identificar a pessoa perfeita para o trabalho?

A internet está cheia de abordagens criativas para entrevistas de emprego, e empresas inovadoras como Google, Apple e outras startups são conhecidas por fazer perguntas como “O que você faria em uma apocalipse zumbi?”, para tirar os candidatos da zona de conforto e analisar quanto jogo de cintura eles têm. Perguntas assim são ótimas, especialmente para encontrar pessoas criativas. Mas de nada adianta fazê-las, se você não sair da entrevista sabendo a resposta para uma pergunta: “Por que você está aqui?”.

Se a pessoa sabe responder bem por que está participando daquele processo seletivo, mostra que reflete sobre sua carreira e seu lugar no mercado. Além disso, essa pergunta ajuda a revelar o conhecimento que o candidato tem sobre a empresa — um ótimo índice do nível de interesse que ele tem na vaga —, e mostra também o que motivou o profissional a participar da entrevista para aquele emprego. Assim, você descobre o que chama sua atenção na vaga, e se ele de fato gosta daquela área. A paixão pelo trabalho e pelo propósito da empresa, muitas vezes, vale mais que um currículo cheio de experiência. Afinal, qualquer habilidade pode ser ensinada, mas a paixão, não.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos: The 2 Questions You Need to Ask in Every Job Interview – Inc.

O que perguntar a um candidato em uma entrevista de emprego – Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Comentários

Posts Relacionados

Com certeza você já ouviu o ditado que diz que duas cabeças pensam melhor do que uma. Mas ele não...

Ficar horas ouvindo a música de espera do call center, ficar sem resposta, ser atendida por pessoas...

De experimentar um bar novo a fechar uma parceria de negócios, ninguém toma uma decisão sem...

Leave a Reply