Minidicas #12

Minidicas  /   / Por Aline Mello  /  Por
0 comments

Quem empreende sabe como o começo de um negócio é desafiador. Enquanto sua empresa não é bem conhecida, encontrar clientes e parceiros pode ser difícil, e talvez a sua vontade seja de aceitar fechar negócio com quem aparecer pela frente. Mas esse momento passa e, por isso, é importante que, desde cedo, você aprenda a dizer não.

Você certamente tem as suas crenças e valores, e vai querer imprimir eles no seu empreendimento também. E se uma empresa que pensa diferente dos seus princípios quiser fechar negócio com você? Só porque você está precisando daquele negócio, não quer dizer que seja uma boa ideia aceitá-lo nessa situação. Isso pode acabar passando para o mercado uma imagem que você não quer passar e prejudicar negócios futuros que são mais importantes para você. Por isso, defina desde cedo suas prioridades para saber dizer não na hora certa.

Outro bom motivo para negar alguma oferta é quando sua empresa estiver melhor estabelecida, com mais clientes, e você souber que não vai dar conta do recado. Afinal, melhor fazer menos, mas bem feito, do que se queimar com um trabalho mal feito, não é? Nesse caso, seja sincera e exponha seus motivos para dizer não: a honestidade, quando bem fundamentada, pode lhe render pontos no mercado, e assim você mantém contatos que podem ser úteis no futuro mesmo com uma resposta negativa.

Comentários

Posts Relacionados

Seis em cada dez empresas brasileiras fecham antes de completar cinco anos, de acordo com dados do...

Aumentar carteira de clientes e apostar em novos públicos é importante para o crescimento de um...

Infelizmente, as mulheres ainda têm mais dificuldades para conseguir investimento para suas...

Leave a Reply