Minidicas #7

Design e Inspiração, Minidicas  /   / Por Aline Mello  /  Por
0 comments

Seja para definir uma nova estratégia de vendas, ou para preparar a apresentação para aquele evento super importante, quem é dona do próprio negócio precisa ter boas ideias a todo o momento. O problema é que elas nem sempre aparecem assim, com tanta facilidade. Na próxima vez em que você se deparar com um bloqueio criativo, a solução é simples: mude de ambiente.

Fazendo isso, você vai permitir que seu cérebro entre em contato com estímulos diferentes, colocando-o em uma situação propícia para que surjam novas ideias. Atitudes simples já fazem a diferença. Se você está com dificuldade de pensar, levante-se da cadeira e vá sentar em uma mesa do lado oposto à sua, ou então largue um pouco o computador e vá conversar com alguém ou dar uma volta na rua. Você vai se surpreender com o quanto isso faz diferença.

A professora de marketing Juliet Zhu pesquisou durante anos com seus colegas o impacto do ambiente na criatividade. Seus estudos mostram que mesmo mudanças sutis, como a intensidade da luz – pouca luz favorece a criatividade, caso você esteja se perguntando – ou a cor do seu fundo de tela – azul para tarefas abstratas, vermelho para decisões mais exatas –, já causam impactos cognitivos.  

E você não precisa deixar essa técnica só para aquele momento de brainstorming. Para renovar seu olhar e começar o dia com um mindset criativo, uma ótima ideia é fazer um caminho diferente do usual para o trabalho. Se você não quer se incomodar com o trânsito, por que não experimenta um transporte coletivo? Pode ser que você não perceba na hora, mas o simples fato de ver outras pessoas e paisagens, e escutar conversas diferentes, fará a diferença.

 

Para você ficar mais segura:

Livro: Brain Rules: 12 Principles for Surviving and Thriving at Work, Home, and School – John  Medina

Artigos: How The Environment Impacts Creative Thinking – Major Tian

Comentários

Posts Relacionados

Há três anos, a ONU criou o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro,...

O fim de ano traz várias oportunidades para empresas: Natal, Ano Novo e férias são apenas alguns...

Com certeza você já ouviu o ditado que diz que duas cabeças pensam melhor do que uma. Mas ele não...

Leave a Reply