Minidicas #7

Design e Inspiração, Minidicas  /   / Por Aline Mello  /  Por
0 comments

Seja para definir uma nova estratégia de vendas, ou para preparar a apresentação para aquele evento super importante, quem é dona do próprio negócio precisa ter boas ideias a todo o momento. O problema é que elas nem sempre aparecem assim, com tanta facilidade. Na próxima vez em que você se deparar com um bloqueio criativo, a solução é simples: mude de ambiente.

Fazendo isso, você vai permitir que seu cérebro entre em contato com estímulos diferentes, colocando-o em uma situação propícia para que surjam novas ideias. Atitudes simples já fazem a diferença. Se você está com dificuldade de pensar, levante-se da cadeira e vá sentar em uma mesa do lado oposto à sua, ou então largue um pouco o computador e vá conversar com alguém ou dar uma volta na rua. Você vai se surpreender com o quanto isso faz diferença.

A professora de marketing Juliet Zhu pesquisou durante anos com seus colegas o impacto do ambiente na criatividade. Seus estudos mostram que mesmo mudanças sutis, como a intensidade da luz – pouca luz favorece a criatividade, caso você esteja se perguntando – ou a cor do seu fundo de tela – azul para tarefas abstratas, vermelho para decisões mais exatas –, já causam impactos cognitivos.  

E você não precisa deixar essa técnica só para aquele momento de brainstorming. Para renovar seu olhar e começar o dia com um mindset criativo, uma ótima ideia é fazer um caminho diferente do usual para o trabalho. Se você não quer se incomodar com o trânsito, por que não experimenta um transporte coletivo? Pode ser que você não perceba na hora, mas o simples fato de ver outras pessoas e paisagens, e escutar conversas diferentes, fará a diferença.

 

Para você ficar mais segura:

Livro: Brain Rules: 12 Principles for Surviving and Thriving at Work, Home, and School – John  Medina

Artigos: How The Environment Impacts Creative Thinking – Major Tian

Comentários

Posts Relacionados

Infelizmente, as mulheres ainda têm mais dificuldades para conseguir investimento para suas...

Você certamente sabe que sem um planejamento financeiro sua empresa corre perigo. Mas, na prática,...

Finalmente chegou o momento de contratar os primeiros funcionários da sua empresa! A hora de montar...

Leave a Reply