Minidicas #8

Desenvolvimento Pessoal, Minidicas, Networking  /   / Por Aline Mello  /  Por
0 comments

Networking: você lê sites e revistas de negócios e essa palavra está por todo o lado. Com tanta pressão, não é à toa que muitas empreendedoras se sintam inseguras quando o assunto é fazer networking. E quando a insegurança entra no jogo, fica fácil esquecer o real objetivo que essa atividade tem no mundo dos negócios. Participar de eventos e entrar em contato com outros profissionais não é apenas uma maneira de preencher sua agenda com contatos. O objetivo principal do networking deve ser construir conexões que tragam resultados duradouros.

Para isso, seu foco no momento do networking não deve ser na quantidade, e sim na qualidade das trocas que você tem com outras pessoas. Pense assim: em um evento com outros profissionais da sua área, é preferível ter boas conversas construtivas com duas pessoas que podem gerar futuras parcerias, do que apenas trocar cartões de visita com dez pessoas que não têm nada a ver com seu negócio.

Se isso parece difícil para você, Susan Rittscher, CEO da ONG Center for Women & Enterprise, dá uma dica simples, porém eficaz: faça um plano. Estude as pessoas, os meios e os eventos que podem ajudar você a construir conexões que gerem resultado, e pense como você pode começar uma conversa com esse grupo de pessoas. Uma boa ideia é fazer um calendário com atividades de networking que você pode participar.

Elaborar um plano simples como esse pode ser de grande ajuda para quem se sente insegura com a ideia de fazer networking. O importante é deixar de lado o mindset de que você está vendendo alguma coisa. Afinal, quantas vezes você já ignorou um telefonema ou e-mail justamente porque percebeu que era apenas uma tentativa de vender um novo produto? Por isso, encare os contatos com outros profissionais como conversas. Com esse espírito, você e eles só têm a ganhar.

 

Para você ficar mais segura:

Artigos: Six Keys to Succesful Networking for Entrepreneurs – Susan Rittscher

E esse tal de networking, funciona para empreendedoras? – Mulheres Seguras

Comentários

Posts Relacionados

Seis em cada dez empresas brasileiras fecham antes de completar cinco anos, de acordo com dados do...

Aumentar carteira de clientes e apostar em novos públicos é importante para o crescimento de um...

Infelizmente, as mulheres ainda têm mais dificuldades para conseguir investimento para suas...

Leave a Reply