Minidicas

Chega um e-mail e você para o relatório no meio para responder. Uma hora depois, já entrou no Facebook, começou um brainstorming com sua sócia, respondeu dez e-mails e acabou esquecendo aquela ideia que tinha pensado para concluir o relatório. A gente entende: uma empreendedora tem mil coisas na cabeça ao mesmo tempo....

Seis em cada dez empresas brasileiras fecham antes de completar cinco anos, de acordo com dados do IBGE. E, em muitos casos, o motivo é o mesmo: as finanças. Empreender no Brasil vem com seus desafios: e isso já começa na burocracia para abrir a empresa e na grande quantidade de impostos que o empreendedor precisa...

Aumentar carteira de clientes e apostar em novos públicos é importante para o crescimento de um negócio, mas é também a forma mais cara de crescer. Além disso, de nada adianta investir continuamente na atração de novos clientes se não conseguir fidelizar quem já faz negócio com você. Atender bem clientes atuais pode...

Infelizmente, as mulheres ainda têm mais dificuldades para conseguir investimento para suas startups. Mesmo no Vale do Silício, apenas 8% das 200 startups a receberem investimento em 2015 eram lideradas por mulheres. O desafio é grande, mas se posicionando da maneira certa é possível vencê-lo. Para atrair...

Você certamente sabe que sem um planejamento financeiro sua empresa corre perigo. Mas, na prática, as coisas são diferentes. Muitos empreendedores, na pressa de crescer, podem deixar de lado um elemento muito importante para a saúde financeira da empresa: o capital de giro. Este é o capital das despesas do dia a dia...

Finalmente chegou o momento de contratar os primeiros funcionários da sua empresa! A hora de montar uma equipe conforme os requisitos que você considera essenciais para o seu negócio é muito importante e requer planejamento. O primeiro impulso de toda empreendedora que chega nessa fase é buscar pessoas que pensem...

Uma parte essencial do plano de negócios de uma empresa é a definição da missão da empresa. Você precisa elaborar a sua mas não sabe por onde começar? Uma missão não é apenas uma frase bonita para enfeitar a parede do seu escritório, como muita gente, infelizmente, ainda pensa. Para ser bem feita e eficaz, a missão...

Se você costuma ler sites e revistas de negócios já deve ter se deparado com essas três letrinhas: MVP (Minimum Viable Product, em inglês). O Mínimo Produto Viável faz parte da Lean Startup, uma metodologia de gestão que busca minimizar o desperdício de tempo e custo – e você empreendedora, sabe bem o quanto esses...

Você pode até não ser muito fã de tecnologia, mas com certeza deve estar no Whatsapp. O aplicativo de mensagem já é tão comum, que é difícil encontrar alguém que não se comunique por ele. E é por isso mesmo que este pode ser um excelente canal para você fortalecer a comunicação com seus clientes. Cada vez mais...

Se você está no começo de um empreendimento, provavelmente tem uma equipe muito reduzida e um orçamento limitado. Por isso, investir em comunicação, contratando uma agência ou um profissional dedicado a essa área fica, muitas vezes, em segundo plano. Se você está nessa situação, mas também quer que sua empresa e seu...