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Quantas vezes você já se deparou com reportagens – geralmente um tanto assustadoras – sobre os efeitos do estresse no nosso organismo? Quando se trata das mulheres então, os dados costumam ser ainda mais desanimadores. Basta um link para uma dessas pesquisas do Facebook no meio de uma manhã de trabalho para deixar você ainda mais estressada. Se isso acontece com você, está na hora de mudar: pesquisas recentes mostram que é possível reverter os efeitos negativos do estresse. E, mais do que isso, o estresse pode ser até mesmo um sentimento positivo.

Justin Menkes, o autor de Better Under Pressure: How Great Leaders Bring Out the Best in Themselves and Others, defende que o estresse é inevitável. É preciso aceitar isso, e entender que só depende de nós mesmas diminuir os efeitos negativos das preocupações. O segredo, segundo Menkes, é enxergar o estresse como um indicador, e não como um sintoma ou um motivo para pânico.

E sabe todas aquelas coisas que você já ouviu sobre como as mulheres são mais afetadas pelo estresse? A verdade é que não é bem assim. O professor Karl Pibram, da Universidade da Califórnia, mostra que, apesar de nós mulheres sermos mais sensíveis ao estresse do que os homens, enfrentamos as preocupações de uma maneira mais lógica e verbal – o que nos torna mais resistentes para lidar com situações difíceis.

Tudo isso é muito legal, mas o que fazer para não surtar naqueles dias em que tudo parece dar errado? Temos algumas dicas para você aprender a lidar com o estresse de uma maneira mais saudável e positiva:

Ajuste seu mindset

Se você deixar o nervosismo decorrente de ter que lidar com prazos curtos ou problemas inesperados afetarem o seu estado de espírito, vai acabar levando mais tempo para resolver as coisas e só vai sofrer com isso. Quem nunca ficou com dor de cabeça depois de um dia atribulado, ou deixou um problema do trabalho afetar a digestão?

Por isso, antes de tudo, respire fundo e concentre-se em encarar o estresse daquela tarefa importante que você precisa resolver hoje como um desafio, e não uma ameaça. Pode parecer simples, mas o efeito disso é comprovado cientificamente. Shawn Achor, especialista em psicologia positiva e autor do livro The Happiness Advantage, explica que os nossos cérebros funcionam melhor quando estamos encarando as coisas de forma positiva.

Entenda que você não tem controle sobre tudo

Mesmo estando à frente da sua própria empresa, você não vai conseguir controlar tudo. Muitas vezes, a resolução de problemas depende de outras pessoas ou empresas. O site saiu do ar, a internet caiu, o avião atrasou: sofrer com esse tipo de problema não vai fazer com que ele seja resolvido mais rápido, e só vai fazer mal para você, e para quem trabalha com você. Afinal, se um sorriso contagia quem está ao seu redor, mau humor, reclamações e cara fechada também.

Achor sugere em seu livro que, em momentos de muito estresse, as pessoas listem os motivos de sua preocupação em dois círculos, que ele chama de ilhas. Uma ilha é para as coisas sobre as quais você tem controle, e a outra é para os problemas que você não tem como resolver sozinho, por mais que se preocupe com eles. Depois disso, a ação a tomar é simples: ignore a segunda ilha, e comece a colocar o seu foco nas tarefas da primeira para resolver uma a uma.

Busque amparo nas pessoas que estão ao seu redor

Quando você fica vivendo seus problemas sozinha, eles só tendem a parecer maiores e mais graves. Por isso, discuti-los ou simplesmente conversar sobre qualquer outra coisa com outras pessoas pode ajudá-la a encará-los com um olhar mais positivo.

Teste seus limites

Para que os momentos em que os problemas aparecem não sejam tão estressantes, treinar a sua maneira de lidar com o estresse pode ser uma boa ideia. Para isso, pense em situações que deixam você angustiada e procure simulá-las de alguma forma para melhorar seu comportamento quando elas acontecerem de verdade. Se você costuma ficar muito ansiosa antes de ter que falar em apresentações ou palestras, por exemplo, que tal buscar um curso de teatro ou de oratória?

No final das contas, lidar com o estresse é uma questão de paciência, autocontrole, equilíbrio e muito bom humor. Esperamos que, a partir de agora, você consiga ficar mais tranquila e leve bem menos dores de cabeça para a casa nos dias difíceis.

 

Para você ficar mais segura:

Livro: Better Under Pressure: How Great Leaders Bring Out the Best in Themselves and Others – Justin Menkes

Artigos: Turning Stress Into an Asset – Harvard Business Review

A One Page Exercise to Get Stress Under Control – Harvard Business Review

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