O que é mindfulness e por que você precisa dele?

Desenvolvimento Pessoal  /   / Por Mulheres Seguras  /  Por
0 comments

Mindfulness é a palavra do momento. Celebridades, estudantes, empreendedoras: está todo mundo praticando. Mas afinal, o que quer dizer isso? Que vantagens ele pode trazer para a sua vida? O Mulheres Seguras traz essas respostas para você.

CONTINUAR LENDO

Atenção plena
Essa é a melhor tradução de “mindfulness”. Derivado da meditação oriental, que fala em “esvaziar a mente” para alcançar o equilíbrio, o mindfulness segue outro caminho: o de focar completamente na ação para diminuir sensações negativas como estresse e ansiedade para alcançar o máximo desempenho da mente. A prática se traduz em momentos de total concentração que podem durar de 5 a 40 minutos onde toda a sua atenção fica voltada para a sua respiração ou as sensações do corpo. Para ajudar quem é iniciante, existem vários aplicativos para realizar a meditação guiada, como o HeadSpace, Lojong e Medite.Se; e também vídeos, como este TedTalk sobre como domar sua mente. O resultado: mais serenidade, mais foco e mais eficiência na realização de todas as atividades do dia.

Aumentar o foco
Sabe quando o computador ou o celular roda muitos programas ao mesmo tempo? O sistema fica lento e chega a travar muitas vezes. O mesmo acontece quando existem excessos de pensamentos e distrações na nossa mente. O mindfulness ensina como se desligar de assuntos que não tenham relação direta com o que você está fazendo. Um bom exercício para a atenção plena é se concentrar apenas em sua respiração durante alguns minutos. Sente-se de forma ereta e confortável e conte as inspirações e expirações. Naturalmente sua cabeça vai pensar em outras coisas. Quando isso acontecer, retome o foco na respiração e tente deixar os pensamentos de lado.

Aumentar a criatividade
Desligando de outras preocupações, a mente fica livre para ser criativa novamente. Para quem empreende e está sempre tendo que encontrar uma solução inovadora para tocar os negócios, o mindfulness pode ser uma fonte inesgotável de inspiração. Para exercitar a criatividade, experimente escrever num caderno de duas a três páginas com os pensamentos que você tiver todas as manhãs, sem celular ou TV atrapalhando o fluxo de pensamentos. Naturalmente novas ideias surgirão.

Se comunicar melhor em momentos de estresse
Quando nos sentimos ameaçados ou estamos em estado de alerta, por exemplo, numa negociação ou ao ouvir a reclamação de um cliente, temos a tendência de responder com velocidade ou até mesmo agressividade. E muitas vezes nos arrependemos disso. Com o mindfulness , aprendemos a reconhecer e acalmar os sentimentos, mantendo a mente fria para se comunicar com clareza. No exemplo que demos no primeiro item, ao deixarmos os pensamentos de lado propositalmente para focar na respiração estamos praticando o autocontrole. Menos agressividade, menos ansiedade e melhores relações com clientes, fornecedores e até mesmo com a família.

Encarar de forma positiva os tropeços
Errar faz parte da carreira de qualquer empreendedor. Mas nem sempre é fácil encarar os tropeços de forma positiva. Com o mindfulness é possível ensinar suas emoções a encarar os erros de forma positiva. Ao errar um exercício de meditação, você se dá conta do erro e se concentra para evitá-lo. Esta é a melhor saída para evitar problemas futuros, em vez de fechar sua mente para uma falha e fingir que nada aconteceu. Se está no comando de si mesma e da própria mente, sua vida e seus negócios sentirão os benefícios disso.

 

Para você se sentir mais segura:
Mindfulness: o poder da consciência e da intencionalidade para uma vida mais produtiva
How Mindfulness Can Drastically Improve Your Business 

RECOLHER

Comentários

Posts Relacionados

Vozes originais, histórias de coragem, reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. Conheça...

Ser feliz no trabalho é o sonho de todo mundo. Ganhar mais dinheiro, ter mais autonomia, aproveitar...

Pode não parecer, mas o modo como nos apresentamos nas redes sociais diz muito sobre nós. Afinal,...

Leave a Reply