0 comments

Se a atividade de Relações Públicas já era importante no passado, no mundo conectado de hoje, em que todos estão se comunicando e acessando informações online, ela é essencial. Mas, se você não sabe o que faz um RP, não se desespere. A gente explica:

O profissional de RP é o responsável por cuidar e manter a reputação da sua empresa em todos os meios e garantir que a sua mensagem alcance o público alvo desejado, seja ele imprensa, consumidor final, colaboradores, funcionários, possíveis parceiros, patrocinadores, governo, etc. Uma comunicação bem elaborada e pensada estrategicamente para cada público e canal pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, desde maior presença da marca até novos negócios.

Ainda, a relevância da atividade está crescendo com o aumento da presença dos consumidores e colaboradores na internet. Hoje é muito mais fácil acompanhar as realizações de uma empresa, manter contato e desmascará-la caso o discurso dela seja diferente da atitude. Por isso, é crucial estabelecer uma estratégia de RP desde o começo das suas atividades para colher os frutos o quanto antes. Principalmente no momento inicial, em que os consumidores, os funcionários e os colaboradores procuram a internet para saber mais sobre a marca, que ainda é desconhecida.

Então quais os serviços  que você deve procurar ao contratar um RP e o que esperar deles? Listamos abaixo algumas das principais atividades e seus benefícios para te ajudar:

CONTINUAR LENDO

Assessoria de Imprensa

Talvez a mais famosa atividade do RP, mas não a única. Apesar do crescimento das mídias sociais e das novas tecnologias de comunicação, a boa e velha imprensa segue firme e forte como uma grande influenciadora de opiniões. Segundo um relatório da Nielsen, 92% dos consumidores têm confiança em mídia espontânea, que é aquela exposição que você não paga para ter, diferentemente de uma propaganda. Ou seja, a presença da sua marca na imprensa influencia diretamente a decisão de compra dos seus potenciais clientes. Por isso, ter um profissional atento a criação de pautas e que estabeleça um bom relacionamento com jornalistas é crucial para manter a imagem da sua marca e garantir que ela não caia no esquecimento.

Gestão de Crise

Ninguém gosta de pensar nisso, não é mesmo? Você faz tudo certinho para, afinal de contas, evitar essas situações. Mas também é para isso que existe o RP. Uma boa equipe não somente gerencia o momento crítico, mas prevê e prepara um plano de gestão caso o pior aconteça. A falta de uma gestão de crise pode derrubar suas ações e impactar negativamente nas suas vendas, mas, se bem conduzido, o gerenciamento de um momento crítico pode reverter a situação.

Mídias Sociais e Conteúdo

Administrar sua marca nas mídias sociais vai além de simplesmente criar uma página no Facebook. Afinal, cada rede tem uma linguagem e um público diferente. Enquanto o LinkedIn garante que sua mensagem alcance o mercado e atraia talentos, o Twitter permite uma comunicação mais informal diretamente com o consumidor. Além de criar conteúdo específico para cada um desses canais, o RP deve monitorar e acompanhar as menções à sua marca, evitando que um simples comentário possa se transformar em uma crise. Ainda, as redes sociais abrem um canal de comunicação direto, e público, com o seu cliente. Então é indispensável que você trate esses canais com atenção.

Eventos

Tudo é muito lindo na internet, mas nada supera o contato pessoal, certo? Um dos pilares da sua estratégia de relações públicas deve ser certificar-se de que a empresa está marcando presença nos eventos dos seu ramo. São neles que você vai encontrar pessoalmente jornalistas, clientes e parceiros, e ainda vai dar uma olhadinha no que seus concorrentes estão fazendo. Um evento bem estruturado pode converter em longas parcerias e aumentar o resultado de vendas, além de ser uma oportunidade para se destacar nas mídias sociais e na imprensa.

Percebeu o quanto um RP pode fazer pela sua empresa? Investir em um serviço de relações públicas é o que vai diferenciar você dos seus concorrentes e estabelecer uma conexão com funcionários, mercado e clientes.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos: A Nova Gestão de Comunicação – Endeavor

Public Relations vs. Media Relation – Everything PR

E-book: 10 Dicas para a sua empresa aparecer na mídia e gerar negócios

RECOLHER

Comentários

Posts Relacionados

Desde que chegou ao Brasil, em 2010, a Black Friday tem sido sinônimo de bons negócios tanto para...

A ideia de abrir uma loja virtual já deve ter passado pela sua cabeça muitas vezes. Vender mais,...

Há quem diga que vender é uma arte. Essa visão pode ser um tanto poética demais, mas ela não existe...

Leave a Reply