0 comments

Provavelmente você já acordou no meio da madrugada com uma super ideia e pegou um bloquinho para anotar. Ou estava na academia quando encontrou a solução para um problema. Ou talvez precise se trancar no escritório, em silêncio, para poder pensar melhor. Não existe uma fórmula para a criatividade e para ter ideias, e cada pessoa deve buscar sua própria maneira de inovar.
Mesmo que a fórmula mágica não exista, ainda assim você pode seguir alguns passos para encontrar o seu processo. O importante é saber se você produz melhor no escritório, no café com seus colaboradores, ou até mesmo em casa. Para ajudar você a focar sua inspiração e ter as melhores ideias para sua empresa, preparamos algumas dicas que fazem a diferença:

Faça uma checklist
Ainda que seu processo para ter ideias não esteja claro, é importante ter em mente onde você precisa chegar. Tente definir tarefas que você precisa completar para encontrar a solução desejada e vá marcando os passos que terminar. Dessa forma, é mais fácil terminar o trabalho e seu processo criativo fica um pouco mais claro.

Encontre o ambiente ideal
Há quem trabalhe melhor no escritório, sem ninguém por perto. Outras pessoas preferem estar em grupo, trocando ideias e informações. Talvez você consiga pensar melhor em casa, no chão da sala, com um cafezinho. Seja onde for, é importante encontrar e preparar o espaço ideal para explorar sua criatividade.

Busque muitas referências
Quando chega a hora de ter uma ideia, ou mesmo de resolver um problema, é importante ter referências. Ler, pesquisar e até mesmo descobrir algo sobre um concorrente ajuda você a pensar e produzir para sua empresa. Quanto mais referências, mais fácil é ter ideias novas.

Confie na sua intuição
Essa dica deve ser usada com cuidado. Dependendo da situação, uma saída lógica e racional é a melhor escolha. Mas, às vezes, uma solução criativa pode vir da sua intuição e, com um pouco de cuidado, você pode confiar nela, como mostramos nesse texto do Mulheres Seguras. Talvez uma ideia inicial não seja, exatamente, a solução, mas a partir dela, é possível seguir outros caminhos.

Guarde suas ideias
Provavelmente, a primeira coisa que você pensar não vai resolver o problema. Ou não é a ideia genial que você precisa. Mas vale a pena guardar tudo que você pensar, seja para explorar depois ou mesmo para usar em uma próxima ocasião.

Desencane
Se você ainda não está segura com o caminho que está seguindo, deixe o trabalho de lado por um tempo. Muitas vezes, precisamos arejar o pensamento, nos distrairmos um pouco, para depois voltar ao batente. Assim, você consegue retomar as ideias com mais clareza e menos pressão. Como o autor Domenico De Masi fala, no livro Ócio Criativo, “o ócio é necessário à produção de ideias”.

Cada um do seu jeito
Na hora de ter novas ideias em grupo, é importante ter em mente que cada um tem seu processo criativo. Se você rende mais de um jeito, provavelmente seus colaboradores rendem de outro. Em sessões de brainstorming na sua empresa, é essencial respeitar o caminho de cada um, afinal, vocês devem ter o mesmo objetivo. Foque no seu processo e deixe que os outros produzam como acharem melhor. Seja flexível como chefe e, depois, façam uma reunião para juntar e discutir as ideias.

Faça sessões de feedback
Projeto pronto, problema resolvido. Talvez uma conversa com seus sócios ou colaboradores, para saber no que cada um se saiu bem, e no que pode melhorar, pode ser uma boa ideia. Assim, você dá e recebe um retorno sobre seu processo criativo, e descobre de que forma a sua equipe cria com mais facilidade.

Já falamos que não existe fórmula e que cada um deve encontrar seu caminho. Mas com esses passos, pode ser mais fácil entender como seu cérebro – e o da sua equipe – funciona. Depois, é só melhorar aqui ou ali e, em seguida, sua equipe vai estar afiada para qualquer desafio.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigo: Como ter ideias criativas – SuperInteressante

Livro: O Ócio Criativo – Domenico De Masi

Guia: Um papo entre amigos. – Tive uma Ideia

Vídeo: 4 Lessons in Creativity – TED Talks

Comentários

Posts Relacionados

Você está prestes a abrir sua empresa, mas falta algo: a contratação dos funcionários. Selecionar...

Desde que decidiu abrir sua empresa, você já pensou, planejou e avaliou muita coisa. Mas já parou...

Quem decide abrir loja física precisa se preocupar e investir na segurança do local. E quem resolve...

Leave a Reply