Por que a cultura de uma empresa é tão importante

Processos e Operação  /   / Por Pedro Antunes  /  Por
0 comments

Qual o propósito da sua empresa? Como você gostaria que seus funcionários se sentissem no trabalho? O que você quer passar para as pessoas além do que você vende? Talvez você não tenha pensado nessas questões quando decidiu entrar no empreendedorismo. E talvez você não tenha percebido, mas isso tudo faz parte da cultura de uma empresa.

Essa cultura existe desde o momento em que você abre seu negócio. Mas se ainda não tinha pensado nisso, ainda dá tempo de definir o que é importante para o empreendimento e para as pessoas com quem trabalha. Definir cultura da empresa, ou cultura organizacional, é uma maneira de guiar o seu negócio para o crescimento e o sucesso que deseja.

Construir uma cultura positiva e humanizada pode ter impacto direto no resultado financeiro. É o que acreditam os estudiosos do Capitalismo Consciente, movimento do qual várias grandes empresas como a rede americana Whole Foods já fazem parte. O movimento mostra que as companhias que dão mais valor para uma cultura humanizada e que têm um propósito que vai além do lucro, atingem resultados melhores e têm funcionários, parceiros e clientes mais felizes. E, sem dúvida, você quer tudo isso para o seu negócio, certo?

Se sua empresa já existe há algum tempo e você nunca parou para pensar na cultura organizacional, você pode focar em alguns aspectos na hora de defini-la. Para tornar o trabalho mais fácil, vamos dar algumas sugestões de como começar:

Tenha um propósito claro

Pense em tudo que você deseja para sua empresa, para seus funcionários, parceiros e clientes. Isso ajuda na hora de tomar decisões, contratar novos funcionários, aceitar investidores e em outros aspectos do dia a dia do negócio.

Para definir o propósito do seu negócio, Thomas Eckschmidt, cofundador e diretor geral do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, sugere sete passos, que você pode conferir aqui. Entre eles, estabelecer os três principais valores da empresa; estudar empresas que você admira para ter inspiração; pensar sobre como você gostaria que seu empreendimento fosse lembrado, caso deixasse de existir; entre outras reflexões que ajudam a esclarecer e definir o propósito do empreendimento.

Incentive a participação dos funcionários

É importante entender os objetivos e motivações dos seus funcionários. Talvez eles estejam procurando oportunidades melhores, ou não estejam na área que gostariam de trabalhar. Mas eles também podem estar satisfeitos e felizes por trabalhar na sua empresa, e a participação deles, com opiniões e sugestões que podem melhorar o ambiente de trabalho é essencial. Por isso, é importante se mostrar sempre aberta a ouvir o que as pessoas que trabalham com você têm a dizer. Assim, todos têm a sensação de pertencimento em relação à empresa, e o clima no escritório fica muito mais positivo.

Crie confiança

Todo mundo que faz parte da sua empresa, direta ou indiretamente, precisa confiar em você, na sua visão e nos seus objetivos para o negócio. Além disso, o ambiente de trabalho deve ser seguro para que todos possam dar o melhor de si, sem se preocupar com problemas externos. Assim, você dá chance para todos crescerem dentro da empresa e, consequentemente, melhora toda a produtividade do seu negócio.

Tendo clara qual é a cultura da sua organização, fica até mais fácil formar parcerias duradouras e fechar negócios que vão trazer bons resultados, pois os princípios e valores da sua empresa vão guiar essas decisões importantes, atraindo quem pensa como você. A cultura de uma empresa é o que guia o empreendimento, fazendo com que ele cresça e tenha os resultados que você definiu enquanto pensava em abrir seu negócio.

 

Para se sentir mais segura:

Artigo: A importância da cultura organizacional para a sua empresa – Endeavor

What Is Company Culture, and How Do You Change It? – Forbes

Livro: Todos São Importantes – Bob Chapman e Raj Sisodia

Comentários

Posts Relacionados

Você está prestes a abrir sua empresa, mas falta algo: a contratação dos funcionários. Selecionar...

Desde que decidiu abrir sua empresa, você já pensou, planejou e avaliou muita coisa. Mas já parou...

Quem decide abrir loja física precisa se preocupar e investir na segurança do local. E quem resolve...

Leave a Reply