Por que a sua pequena empresa precisa de um seguro

Estratégia, Segurança  /   / Por Aline Mello  /  Por
0 comments

Se você já está empreendendo há algum tempo, com certeza sabe a importância de um plano de negócios bem estruturado. Se você é nova nisso, pode ser que o plano de negócios esteja até lhe causando algumas noites mal dormidas. Independentemente da sua situação, a verdade é que ele ajuda uma empresa a definir suas prioridades e objetivos, e é imprescindível para que você consiga ter uma visão de quanto investimento seu negócio precisa para crescer. Se você já fez a parte financeira do seu plano, deve ter levantado seus gastos com produção, ou o aluguel do escritório da empresa, mas talvez você tenha esquecido de um item muito importante: o seguro empresarial.

Ninguém tem dúvidas da importância de um seguro para o carro. Afinal, nenhum motorista quer ter o azar de bater em outro veículo e ter que gastar uma fortuna para indenizá-lo. Seguros servem, principalmente, para evitar prejuízos desse tipo, que vêm quando menos esperamos. Mas fica mais difícil investir em um seguro quando não vemos tão claramente de que riscos ele nos protege. Especialmente quando você já está investindo em muitas outras coisas e não tem dinheiro sobrando, como é o caso da grande maioria das empreendedoras.

Prevenindo os riscos da pequena empresa

“Mas até a minha pequena empresa que tem apenas dois funcionários precisa de um seguro?” – você pode estar se perguntando. Sim, até ela precisa. Não importa o tamanho do negócio, ou há quanto tempo ele está no mercado: toda empresa está sujeita a riscos, e se prevenir deles deveria estar entre as prioridades de todo empreendedor.

Nem todo mundo tem essa visão, e por isso muitas empresas passam anos sem seguro. Pode ser que não aconteça nada, mas e se acontecer? Um problema inesperado pode fazer você mudar seus planos para a empresa e acabar adiando o crescimento dela. Em negócios novos, que ainda não são estáveis financeiramente, o prejuízo pode ser ainda maior.

Então, enquanto estiver planejando o seu negócio considere o investimento em um seguro e pesquise opções. Para isso, antes de tudo, é uma boa ideia pensar nos principais riscos que a sua empresa corre: podem ser problemas com clientes insatisfeitos, atraso na entrega de materiais, ou até mesmo um possível incêndio ou alagamento no seu escritório ou loja. Essa reflexão faz parte da gestão de riscos, tarefa importante no começo de uma empresa, como dissemos aqui. Fazendo isso, você consegue se preparar tomando atitudes que evitam possíveis problemas. Algumas coisas você mesma consegue fazer, como mostramos aqui no Mulheres Seguras com dicas para evitar riscos em cafés e restaurantes. Mas tem coisas que só a contratação de um seguro consegue garantir.

Além dos acidentes: os benefícios do seguro empresarial

Se todos esses argumentos ainda não a convenceram, é importante levar em conta também as coberturas e serviços diferenciados que a contratação de um seguro pode trazer para o seu dia a dia. O seguro não é só para incêndios, e eventos que parecem pouco prováveis de acontecer.

Produtos como os da Liberty Seguros são, além de uma prevenção nos momentos mais difíceis, uma ajuda nas encrencas do dia a dia. O seguro para hotéis e pousadas por exemplo, cobre danos à bagagem de hóspedes, veículos no estacionamento e equipamentos da cozinha. Já o Liberty Pet Shops, que tem necessidades diferentes, tem entre suas coberturas o seguro de responsabilidade civil, para indenizar os clientes de algum problema que possa acontecer enquanto os animais estão sob cuidado da empresa.

Se você escolher o seguro certo para as peculiaridades do seu negócio, ganha benefícios que vão além do que as pessoas normalmente imaginam quando pensam em seguros. Para escolher o seguro que é melhor para você, leia o guia que fizemos aqui no Mulheres Seguras especialmente para isso.

Você tem alguma dúvida sobre seguros empresariais? Pergunte para a gente nos comentários. A sua dúvida pode ser a de outras leitoras, e pode ser o assunto do próximo texto do Mulheres Seguras.

Comentários

Posts Relacionados

Desde que decidiu abrir sua empresa, você já pensou, planejou e avaliou muita coisa. Mas já parou...

Estabelecer e seguir metas é parte essencial do empreendedorismo. Elas nos ajudam a planejar o...

Quem decide abrir loja física precisa se preocupar e investir na segurança do local. E quem resolve...

Leave a Reply