Por que você deve ter um propósito empresarial e como encontrá-lo

Estratégia  /   / Por Aline Mello  /  Por
0 comments

Propósito: cada vez mais essa palavrinha ganha espaço nas nossas vidas e na área profissional também. Houve uma época em que ela não era uma prioridade: o trabalho era fonte de renda e as pessoas passavam décadas construindo carreira no mesmo emprego, sem se preocupar em reavaliar seus conceitos. Já as gerações mais recentes trouxeram uma outra mentalidade: se recusam a trabalhar, comprar ou vivenciar qualquer coisa que não faça sentido para elas. Essa nova sociedade teve impacto no mercado e hoje a busca por um propósito empresarial entrou para a agenda das corporações, e certamente para a sua lista de preocupações.

Como empreendedora, você precisa ter claro o propósito que define tudo o que você quer alcançar com seu negócio. Entenda exatamente o que essa palavra significa no campo profissional e mãos à obra!

Uma bússola para o futuro

Definir um propósito nada mais é que saber onde sua empresa quer chegar. É saber dizer com clareza por que a sua empresa está fazendo o que faz e como ela quer impactar o mundo. Em outras palavras, é sua razão de existir. Você já tem uma ideia dessas respostas, não é?

Uma vida com significado

Para quem é dona do próprio negócio, não há como desvencilhar o que você planeja para sua empresa do que você acredita em sua vida pessoal. É por isso que o propósito de muitos empreendimentos acaba sendo o que motivou a pessoa a começar o negócio: alguma mensagem que ela sentia falta no mercado ou um público que ela percebia que não era valorizado, por exemplo. Se esse não foi o seu caso, saiba que o caminho inverso também funciona: o propósito do seu negócio vai acabar, de um jeito ou de outro, guiando a sua vida, e por isso é fundamental que ele converse com seus valores. A coach Lella Sá, que entrevistamos aqui no Mulheres Seguras, criou uma metodologia para as pessoas equilibrarem suas vidas profissionais e pessoais com um trabalho com significado. Pode ser uma ótima inspiração para você.

Uma equipe mais unida

Ter propósito bem definido e claro na sua empresa é também uma forma de atrair funcionários e parceiros que pensam como você. Se sua equipe se sentir parte de algo maior do que somente vender produtos ou serviços, se sentirá mais engajada. Isso, além de fidelizar colaboradores, motivará todos a fazerem mais do que o necessário para a sua empresa crescer.

Uma conexão mais forte com seus clientes

Uma pesquisa feita pela Agência Ana Couto revelou que os jovens consumidores estão mais propensos a consumir produtos de marcas com propósito, e inclusive dispostos a pagar mais por elas. Mas isso não é exclusividade dos millennials, todo consumidor se identifica mais com uma empresa que mostra uma razão de ser mais profunda do que o lucro, como defende bem a colunista Filomena Garcia neste artigo. Afinal, o propósito empresarial é uma chance de mostrar o lado humano do seu negócio – e quem não quer ver isso em uma época marcada por notícias sobre corporações corruptas?

O que faz seus olhos brilharem quando você pensa no seu negócio? O que tira seu sono à noite? Propósito é sentimento, e é aí que encontrará com muito mais facilidade a resposta para definir o seu.

 

Para você se sentir mais segura:

A propósito: você sabe aonde quer chegar? – Endeavor

What’s Your Purpose? 5 Reasons You Need to Set One for Your Business – Entrepreneur

Empresa com propósito claro é mais querida por clientes e funcionários – UOL Economia

Comentários

Posts Relacionados

Você virou noites planejando o negócio dos seus sonhos, até que o colocou no mercado e percebeu que...

Aumentar carteira de clientes e apostar em novos públicos é importante para o crescimento de um...

Desde que decidiu abrir sua empresa, você já pensou, planejou e avaliou muita coisa. Mas já parou...

Leave a Reply