0 comments

Sua empresa saiu do papel e, aos poucos, você percebeu que não consegue tomar conta de tudo sozinha. Um empreendimento requer muito trabalho, em diversas áreas, para que tudo corra bem. Você sempre será a fundadora, ou CEO da empresa, mas somente com o apoio de pessoas com outras habilidades e tipos de expertise você conseguirá expandir seu negócio com tranquilidade. Mas quais cargos você precisa preencher primeiro para que o negócio vá adiante?

Talvez sua empresa ainda não precise de um número grande de executivos, ou de um analista de RH, ou até mesmo de um designer. Mas, provavelmente, você encontre benefícios em contratar um gerente de produto, dependendo do setor do seu negócio, um contador, ou um profissional de marketing. Mesmo que você tenha uma micro ou pequena empresa, alguns cargos são essenciais. Confira:

Gerente de produto

Esta pessoa precisa entender muito bem os produtos ou serviços do seu negócio. Ele ou ela ficará encarregado de demonstrar a importância e a utilidade do que você vende, tanto para consumidores quanto para possíveis parceiros ou investidores. Além disso, gerentes de produto precisam ter visão de negócio para pensar, junto com você, como o produto da sua empresa pode ser aprimorado.

Analista de marketing

Quando o produto ou serviço estiver pronto, sua empresa precisa de alguém capaz de vendê-lo em diversas plataformas. O profissional de marketing será responsável por fazer, de forma estratégica, com que seu negócio apareça em diversos canais, de televisão a redes sociais.

Contador

Esse cargo é bastante óbvio. Um contador vai livrar você de questões como impostos, taxas, declarações de renda e ainda vai ajudar você a organizar suas finanças, evitando, por exemplo, que você misture suas finanças pessoais com as da empresa. Afinal, como já falamos aqui, misturar as contas pode trazer muitas dores de cabeça.

Suporte ao cliente

Quando seu negócio já tiver uma base de clientes consolidada, será a hora de contratar alguém que ajude a mantê-los. O suporte dos produtos ou serviços oferecidos é essencial para que você retenha essas pessoas e não prejudique a reputação do negócio.

Sócio(s)

Se sua empresa não está crescendo como você gostaria, talvez uma alternativa seja escolher um sócio. Mas como escolher alguém que vá cuidar tão bem do seu empreendimento quanto você mesma? É preciso considerar alguns pontos, como optar por alguém que traga habilidades que não sejam o seu forte, que compartilhe seus valores e ideais, que tenha credibilidade no setor, e que tenha estabilidade financeira. Às vezes, o encontro do sócio ou sócia ideal acontece por acaso, como as meninas da Smile Company nos contaram aqui. Mas é importante lembrar que uma sociedade precisa ser construída em cima de muita confiança e parceria, por isso a tendência é que você acabe escolhendo alguém que já faz parte do seu convívio, ou que já trabalhou ou estudou com você.

Mas lembre-se, o empreendedorismo não é como receita de bolo: a decisão de quem contratar primeiro varia muito de acordo com cada tipo de negócio. O importante é dividir as tarefas e preocupações do negócio com outras pessoas de confiança. Assim, as chances do seu negócio dar certo e de que você não enlouqueça tentando fazer tudo sozinha são bem maiores. Afinal, tomar conta de tudo que envolve uma empresa sem ajuda pode ser estressante. Distribuindo as tarefas, cada um cuida da sua parte e tudo fica mais tranquilo.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos: As 7 Contratações Mais Importantes para Pequenas Empresas – Tutano

7 Tips on How to Choose the Perfect Business Partner – About Money

Comentários

Posts Relacionados

Há três anos, a ONU criou o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro,...

No final de 2015, a ONU divulgou uma lista de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Metas...

Você está prestes a abrir sua empresa, mas falta algo: a contratação dos funcionários. Selecionar...

Leave a Reply