Quem vai abrir um salão de beleza precisa estar atenta a esses riscos

Segurança  /   / Por Pedro Antunes  /  Por
0 comments

A proteção do seu negócio deve sempre ser uma prioridade. Quem é dona de salão de beleza, ou está pensando em abrir um, precisa estar ciente dos riscos que esse tipo de negócio pode ter. Aqui no Mulheres Seguras já falamos sobre a importância da gestão de risco, que deve ser uma preocupação de empresas de todos os setores. O setor de estética apresenta riscos específicos, e as empreendedoras precisam estar preparadas para qualquer imprevisto.

A maneira ideal de gerir riscos é analisar a empresa e pensar em tudo – tudo mesmo – que pode dar errado. Com uma lista dessas situações, você diminui as chances de ser pega de surpresa e pode se prevenir. Ainda que muitos imprevistos não possam ser evitados, os impactos causados por eles podem ser amenizados. A falta de capacitação para enfrentar esses riscos pode afetar vários aspectos do negócio, como financeiro, operacional, legal ou trabalhista. Abaixo destacamos os principais pontos que precisam de atenção:

CONTINUAR LENDO

Instalações
Avalie se as instalações da rede de água e de energia elétrica estão em bom estado, se necessitam de reparo, se as saídas de incêndio estão de acordo com as normas técnicas de segurança dos Bombeiros, e se há risco de alagamento no local.

Produtos químicos
Todo salão de beleza lida, diariamente, com vários produtos químicos e eles podem representar riscos aos clientes. Analise se a equipe está fazendo o armazenamento correto deles, se há exposição do público a produtos tóxicos ou se crianças podem ter acesso a esses produtos.

Acidentes na loja
Uma série de ocorrências, principalmente envolvendo funcionários e clientes, pode acontecer em um salão. Desde queda de armários ou peças de decoração, a escorregões e choques elétricos. Faça um estudo de como evitar que algum desses acidentes aconteça.

Atendimento ao cliente
Certamente você é cliente de vários estabelecimentos, e sabe da importância de um bom atendimento para o sucesso das empresas. Por isso, leve a sério e busque ouvir e solucionar com rapidez os motivos de reclamações, evite tratar clientes de forma desigual ou preconceituosa, e preze pela transparência e qualidade dos serviços.

Problemas legais
Antes de abrir um negócio, em qualquer área, pesquise as exigências legais para que tudo funcione corretamente. No caso de salões de beleza, documentos como alvarás, licença de bombeiro e emissão de notas fiscais precisam estar de acordo com a lei.

A gestão de risco ajuda a se preparar para vários imprevistos, mas como nem tudo pode ser evitado, a contratação de um seguro é indispensável. A Liberty Seguros oferece o Liberty Salões de Cabeleireiros, voltado para pequenas e médias empresas. Entre suas coberturas estão incêndio, explosão e queda de raios. Além disso, é possível incluir coberturas para danos elétricos, roubo, danos a bens de clientes em guarda-volumes, Responsabilidade Civil Cabeleireiros, e ainda o Liberty Assistência 24h.

Se achar necessário, é possível contratar um especialista para fazer a gestão de risco do seu salão. O importante é não pular essa etapa, que pode ser crítica para o sucesso do seu negócio. Planejar e estar preparada para qualquer eventualidade é a melhor maneira de evitar dores de cabeça e ter um negócio saudável.

RECOLHER

Comentários

Posts Relacionados

Uma pesquisa realizada pela FIESP revelou que as pequenas e médias empresas são o alvo preferencial...

O lugar onde você vai tomar as decisões sobre o futuro da sua empresa e receber seus primeiros...

Com certeza você entende a importância de contratar um seguro para sua empresa, mesmo que ela...

Leave a Reply