0 comments

Riscos fazem parte de qualquer empreendimento, e é importante estar preparada para os que podem afetar o seu. Se você tem, ou quer ter, um café ou restaurante, é preciso conhecer os riscos específicos do seu negócio. O bom é que sempre existem maneiras de prevenir esses acontecimentos. A segurança do negócio, da proprietária e dos funcionários deve ser prioridade. Por isso, se você tiver esses riscos em mente, fica mais fácil evitar que qualquer incidente aconteça.

Um dos principais riscos em cafés ou restaurantes é a possibilidade de incêndios. Afinal, fogões, fornos e equipamentos elétricos instalados de maneira incorreta facilitam esses incidentes. Entre os documentos necessários para abrir um empreendimento nesse setor está a liberação do Corpo de Bombeiros. Por isso, é essencial que as instalações sejam feitas corretamente, para poupar você de dores de cabeça. Abaixo você confere algumas dicas de prevenção de risco:

Limpeza de coifas

Cozinhas acumulam gordura em coifas ou dutos, e muitas vezes essa gordura pode causar incêndios. Além disso, até gases podem ficar acumulados nas coifas, podendo ocasionar explosões. Por isso, é importante que limpezas sejam feitas periodicamente.

Instalações elétricas

Tomadas, fiações e aterramentos devem ser instalados de acordo com as atividades e com o volume de trabalho do estabelecimento. E, nesse caso, limpeza também é uma forma de prevenção. A gordura não causa problemas apenas em fogões e coifas. Tomadas, por exemplo, podem ficar impregnadas por ela, e isso prejudica seu funcionamento.

Instalações de gás

Ao contrário do que costuma ser feito, o sistema de gás não deve ficar em lugares fechados, ou dentro da própria cozinha. As caixas de proteção ou cabines onde os botijões forem colocados devem ser cobertos, mas arejados, com bastante ventilação. Assim, você evita que algum vazamento ocasione o acúmulo de gás e, como consequência, algum problema maior.

Seguro empresarial

Às vezes, todo o cuidado é pouco. Mas para que seu empreendimento corra ainda menos riscos, a Liberty Seguros oferece produtos específicos para o setor. O Liberty Cafeterias e Docerias conta com coberturas básicas, contra incêndio, explosão ou fumaça. Mas também tem serviços especiais, como a indenização de roubo de bens em trânsito, e de danos de equipamentos e utensílios de cozinha. Já o Liberty Restaurantes e Bares oferece opções como proteção em casos de deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados, e quebra de vidros.

Se você tomar os devidos cuidados, seguir as normas do setor e contratar um bom seguro, seu negócio tem tudo para ser um sucesso. Evite preocupações e dores de cabeça, faça uma prevenção de riscos e mãos à obra!

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos: Para dormir tranquila: a importância da gestão de riscos para a sua empresa – Mulheres Seguras

5 Dicas de Segurança na Cozinha: Fogo e Explosão – Docee

Comentários

Posts Relacionados

Advogadas, consultoras, arquitetas, corretoras. O trabalho de todas é diferente, mas essas e outras...

Segundo o Sebrae, o Brasil tem a segunda maior população de cães e gatos no mundo. Tidos como...

Uma pesquisa realizada pela FIESP revelou que as pequenas e médias empresas são o alvo preferencial...

Leave a Reply