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Ter um e-commerce pode ser um ótimo negócio. Diferente de uma loja física, você pode vender para o Brasil e o mundo sem precisar estar presente em todos os lugares, conseguir com facilidade muito mais informação sobre os seus clientes, e ter um público que não para de crescer — afinal, cada vez mais pessoas fazem compras pela internet. Enquanto em 2010 o setor do comércio eletrônico movimentou 14,8 bilhões de reais, em 2015 foram registrados 41,3 bilhões, e a tendência é continuar crescendo.

Não é por acaso que novas empreendedoras têm apostado no e-commerce em seus negócios. Se você quer se juntar a elas, tem na sua frente um mercado muito promissor, mas, assim como qualquer área que está crescendo, vai precisar se destacar para lidar com muitos concorrentes — de grandes grupos a pequenas empresas como a sua. Confira as nossas dicas para construir um e-commerce de sucesso e conquistar muitos clientes:

Encontre seu nicho

A internet está cheia de opções de sites e lojas online vendendo todos os tipos de produto, por isso, antes de mais nada, é preciso que você defina em que nicho quer entrar. Talvez você já tenha em mente o tipo de produto que quer vender, mas mais importante do que isso é definir para que público quer vender, que mercado quer atingir. Faça uma pesquisa de mercado e procure identificar um público que esteja desassistido. É assim que você tem mais chance de se destacar.

Invista em um site eficiente

Você já desistiu de comprar em uma loja ou comer em um restaurante porque ninguém veio lhe atender? Não conseguir o que você quer em um estabelecimento é muito frustrante, e na internet o tempo das coisas é ainda mais rápido. Você não quer que alguém desista de comprar com você porque seu site é muito lento ou confuso, certo? Por isso é muito importante investir em um site com boa usabilidade e navegação. Nesse quesito, quanto mais simples, melhor. O importante é que seu cliente encontre o produto que quer com facilidade e em poucos cliques.

Ofereça uma entrega de qualidade

Mas de nada adianta ter um site bem feito se o produto não chegar dentro do prazo estimado, ou pior: for extraviado no meio do caminho. Como ninguém está livre de imprevistos, o melhor que você pode fazer para evitar prejuízos e manter um bom relacionamento com todos os seus clientes é investir em um seguro que protege o transporte das suas mercadorias, como o Liberty Transporte Fácil. Esse seguro é pensado especialmente para pequenas empresas que transportam suas mercadorias por via terrestre ou aérea, e cobre perdas e danos aos produtos causados por acidentes com o veículo transportador e roubo da carga.

Fortaleça sua presença online

Ter uma boa presença online é um pré-requisito para qualquer empresa hoje em dia. Se a base do seu negócio é a internet, essa preocupação fica ainda mais evidente. Por isso, assim que você estabelecer seu nicho, seu site e sua logística, seus esforços precisam se concentrar em se destacar na internet. Criar páginas em redes sociais e no Google Meu Negócio, manter um blog corporativo e investir em anúncios no Google Ads ou no Facebook podem ajudar você nisso, como mostramos aqui no Mulheres Seguras.

Faça um bom acompanhamento de métricas

Métricas são uma parte importante de todo o negócio. É assim que aprendemos mais sobre o comportamento dos nossos clientes e vemos o que está dando certo e o que não está em nossa estratégia. O bom de trabalhar com internet é que existe uma série de ferramentas que podem ajudar você a levantar métricas muito mais precisas sobre o usuário de um site. Com o Google Analytics, por exemplo, você descobre quanto tempo as pessoas passam visitando o seu site, como elas chegaram na sua loja (pelo Google, pelo Facebook, por um e-mail), e vê até que áreas da página recebem mais atenção dos seus clientes. Neste link nós explicamos melhor como você pode aproveitar essas informações no seu negócio.

Com um público cada vez maior, você tem muito a seu favor para criar um e-commerce de sucesso. Apenas tenha em mente nossas dicas e lembre-se de investir em segurança e em uma boa estratégia de comunicação e vendas. Assim alcançar seu sonho vai ser mais fácil.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos: 10 dicas para ter um e-commerce de sucesso – Exame

How to Start a Business Online – Entrepreneur

Guia: O que você precisa saber sobre e-commerce? – SEBRAE

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