Seis dicas valiosas para atrair novos clientes

Estratégia, Gestão de Pessoas  /   / Por Pedro Antunes  /  Por
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Ganhar novos clientes e fidelizar os que sua empresa já possui devem ser objetivos constantes e, certamente, são grandes desafios para qualquer negócio. O investimento em novas estratégias de marketing e o lançamento de produtos ou serviços podem ajudar com que isso aconteça. Mas a gente sabe que, no caso de pequenas e médias empresas, muitas vezes é difícil separar verba para isso.

No entanto, existem outras possibilidades de garantir que seu negócio e clientela cresçam. É importante, no entanto, ter algumas ideias sempre em mente: a qualidade do seu atendimento e produto ou serviço é o que vai, efetivamente, fazer com que as pessoas escolham sua empresa. De nada adianta investir em novas estratégias e publicidade se a base do seu negócio não for sólida. Para ajudar nesse processo, preparamos algumas dicas. Confira:

Preste atenção nos seus clientes

Se sua empresa mantém cadastro de clientes, reserve algumas horas da sua agenda semanal ou mensal para reunir esses dados e analisá-los. A partir disso, você pode criar estratégias de fidelização e divulgação do seu negócio, como promoções ou ações de marketing.

Defina o seu cliente ideal

Fica mais fácil pensar em estratégias para ganhar clientes se você souber exatamente quem quer atingir. Definido o público, você pode direcionar anúncios ou posts patrocinados nas redes sociais. Assim, o orçamento para essas ações é melhor utilizado e gera resultados mais assertivos.

Tenha um atendimento impecável

Ainda que um serviço ou produto de qualidade sejam indispensáveis para o sucesso de qualquer empreendimento, não deixe de lado o atendimento. Você e sua equipe precisam garantir que os clientes tenham uma experiência que os deixe com vontade de voltar. Isso também vai incentivar quem já é cliente a indicar sua empresa para amigos e familiares.

Cuide da comunicação

Talvez você ainda não possa contratar uma agência ou profissional para cuidar da comunicação. Mas na era da Internet, você mesma pode fazer isso. Afinal, criar uma página no Facebook ou no LinkedIn já ajuda a atingir possíveis clientes e até parceiros. Como dona da empresa, você é a pessoa que melhor conhece o negócio e que pode falar sobre ele com mais propriedade.

Apresente soluções

Mostre para seus clientes que você tem a solução que eles procuram. Seja especialista no ramo que escolheu e passe informações e segurança para quem fizer negócio com a sua empresa.

Forme parcerias com outras empresas

Pense em produtos ou serviços que complementam os seus e crie parcerias com outros empreendedores ou marcas maiores. Essa é uma ótima maneira de atingir novos públicos e mostrar sua marca para quem ainda não conhece.

Esses são apenas alguns exemplos de como você pode trabalhar para aumentar sua clientela. À medida que o negócio for crescendo, será possível investir em novas estratégias e expandir a atuação e o alcance da sua empresa.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos: 6 maneiras baratas de conquistar clientes – Exame

7 Excellent Ways to Attract New Customers – American Express

30 dicas para atrair o consumidor em tempos de crise – Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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