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Novas tecnologias, novos modelos de negócio, novos comportamentos. Tudo isso tem um impacto sobre como percebemos o nosso trabalho, nosso dia a dia e nossos planos para o futuro. E foi pensando no futuro que a Liberty Seguros lançou o relatório de tendências Next 5. O estudo mostra como estas tendências irão moldar novos comportamentos, novas tecnologias, e novos meios de atuações das empresas nos próximos cinco anos.

Você, como empreendedora, precisa estar atenta à essas mudanças para perceber quais oportunidades e desafios elas trazem para seu negócio. Destacamos alguns insights do relatório. Confira:

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Novos empreendedores
Talvez você tenha resolvido empreender pelo sonho de ter o próprio negócio – ou por uma circunstância do mercado de trabalho. A tendência para os próximos anos é que os profissionais acabem empreendendo por razões como: crise econômica, busca por relações de trabalho flexíveis e o desejo de atuar com um propósito. Todos esses fatores fazem com que seja preciso adaptar os modelos de negócio atuais.

Pós-demográficos
Na sociedade atual, é cada vez mais difícil determinar um público com base em critérios como idade, sexo, localização, renda ou estado civil. Como as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho e homens estão dispostos a assumir responsabilidades domésticas, esses antigos parâmetros não são mais ferramentas adequadas para mapear padrões de consumo.

As discussões sobre gênero também trazem novidades para as empresas, principalmente no setor de vestuário. O desafio é atender a um público que vem desafiando definições ligadas à identidade de gênero. As pessoas não querem mais ser tratadas diferentemente por causa do seu sexo, e sim ser tratadas como pessoas. Atualmente, marcas de roupa começam a apostar em coleções sem-gênero e a mudar seu posicionamento.

Atendimento ao cliente
A área, que antes era menosprezado por boa parte das empresas, ganha cada vez mais importância. De acordo com o estudo, o atendimento ao cliente é o novo marketing. E com a presença das redes sociais, o relacionamento com o consumidor pode ser um fator-chave para o sucesso de uma empresa ou marca. O relatório traz o seguinte dado: no Brasil 70% dos adultos concordam que empresas são responsáveis por melhorar a vida dos seus consumidores. E para não decepcionar, devem ter a capacidade de compreender pessoas, gerar experiências únicas e estar prontas para os imprevistos.

Cultura da personalização
Desde a popularização da internet, recebemos informações em vários meios, o tempo todo. Isso pode ser um problema para empresas, afinal, fica difícil se destacar no mar de anúncios, textos, vídeos e gifs que vemos diariamente. Nos próximos anos, vai ser indispensável ter mais criatividade e repensar o que torna uma marca digna de fidelidade. Mas a cultura da personalização vai além disso, exigindo das empresas interações fluidas, que permitam que os consumidores alcancem seus desejos de forma exclusiva. Um exemplo citado no relatório é a Nauto, uma empresa que produz um sensor que transforma qualquer carro em um carro inteligente. Com esse sensor, que possui duas câmeras, é possível ter feedback em tempo real sobre riscos e sobre o comportamento do motorista. A análise dessas informações permite fazer apólices de seguro personalizadas.

Intra-empreendedores
Manter clientes fiéis sempre foi um desafio. Mas, para o futuro, também vai ser preciso manter colaboradores fiéis. Proporcionando flexibilidade, personalização e conveniência, uma empresa consegue criar aliados, e até mesmo empreendedores internos, conectados com o propósito da empresa.

Storydoing
A arte de contar histórias de maneira relevante é conhecida como storytelling. No entanto, isso não vai ser suficiente nos próximos anos. De acordo com o relatório, as empresas devem passar a fazer storydoing, onde as narrativas são criadas através de ações. Nesse cenário, não basta dizer, é preciso fazer. Afinal, o estudo mostra que 69% dos adultos no mundo acreditam que boicotar uma marca pode mudar o comportamento corporativo para o melhor.

Nos próximos anos, muita coisa deve mudar no comportamento das pessoas e em como as empresas vão se adaptar à sociedade e ao mercado. Como empreendedora, você terá a oportunidade de participar da construção desse futuro. Os dados e informações do Next 5 podem ajudar você se preparar e comandar uma empresa engajada e de sucesso. Para conferir o relatório completo, acesse o site.

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